Farmácia Clínica do Tacchini adota inteligência artificial para ampliar segurança do paciente

Os hospitais do Tacchini Sistema de Saúde são os primeiros da serra gaúcha a utilizarem uma plataforma de inteligência artificial que auxilia a farmácia clínica na tomada de decisões do dia a dia. O sistema se integra aos dados do hospital e indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.

Disponível tanto no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, quanto no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, o sistema conhecido como NoHarm é responsável por realizar uma série de ações que tem como objetivo final impor barreiras de segurança extra nos atendimentos e, ao mesmo tempo, tornar as ações ainda mais ágeis, beneficiando o paciente.

Entre os recursos oferecidos pela ferramenta estão os alertas para relações medicamentosas, (incompatibilidades, duplicidades e reatividades cruzadas) e prescrições fora do padrão (detectando possíveis erros de dosagem, dosagem/kg e frequência). Além disso, o sistema também oferece um gráfico de evolução personalizado para cada exame, destacando alterações que podem gerar impacto na saúde do paciente.

.A ferramenta utiliza ainda inteligência artificial em textos clínicos, destacando informações importantes das evoluções dos profissionais de saúde, como eventos adversos, condutas, doenças e sintomas. Além disso, ela extrai das evoluções informações como sinais, alergias, peso, altura e se o paciente está realizando diálise.

Agilidade

O sistema ainda oferece uma série de vantagens com o intuito de agilizar o trabalho na farmácia clínica. Uma delas é a tela de priorização. Com ela é possível filtrar as prescrições por setor ou medicamentos e é possível ordená-las por exames alterados, por quantidade de alertas da inteligência artificial, por número de medicamentos nunca validados e pelo escore global.

O NoHarm disponibiliza ainda diversos relatórios dos indicadores de Farmácia Clínica. O Relatório Geral apresenta o total e o percentual de prescrições ou itens avaliados, além do total e o percentual de intervenções aceitas. Também é possível gerar outros relatórios específicos, que ajudam os profissionais na execução do seu trabalho diário.

FOTO: Alexandre Brusa

Fonte: Assessoria de Imprensa Tacchini Sistema de Saúde

error: Conteúdo Protegido