Na pauta da prestação de contas do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (FAPSBENTO), foi apresentado o relatório do exercício 2020/2019, situação financeira e Pró-Gestão
O Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (FAPSBENTO), realizou no início da noite desta segunda-feira (13), sua primeira prestação de contas aos servidores públicos, comunidade e vereadores. O plenário foi cedido à entidade que foi responsável pela organização. Na pauta, a prestação de contas apresentou um relatório do exercício 2020, 2019 e também sobre a situação financeira, Pró-Gestão.
A prestação de contas foi conduzida pelo Gestor do FAPSBENTO, Juliano Dangui, que assumiu em janeiro de 2021. Ele explica que o foco principal da audiência, foi apresentar ao servidor com transparência os dados do FAPS “observamos que mês a mês há mais servidores inativos recebendo e menos ativos contribuindo. E a solução para este quadro, seria realização de concurso público” pontuou Dangui.
Outro aspecto salientado por Dangui, é o foco na transparência do FAPSBENTO para o servidor público. O objetivo da entidade ao promover audiências públicas, está em intensificar as práticas de gestão previdenciária, a fim de aderirem ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – (Pró-Gestão RPPS). Este programa foi criado pelo governo federal para incentivar as RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, de forma a proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e a conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Dangui explica que apesar de a certificação não ser obrigatória, o FAPSBENTO busca este caminho, para poder utilizar dos benefícios como o acesso a melhores índices de investimentos. “Além de abrir portas a outros investimentos, aumenta assim a transparência e gestão do RPPS. E ainda, o Pró-Gestão exige que o gestor e seus membros possuam no mínimo curso de nível superior e Certificado Profissional Anbima 10 (CPA 10), ou seja, que, pelo menos, tenham conhecimento em investimentos”, finalizou.
Participaram da audiência pública o Vice-prefeito Amarildo Lucatelli, Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), Secretário Municipal de Administração , Matheus Barbosa, Secretário Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, Vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Fabris (Progressistas) e os vereadores Edson Biasi (Progressistas), Agostinho Petroli (MDB), Duda Pompermayer (DEM), Ari Pelicioli (Cidadania), Idasir dos Santos (MDB), Sidinei da Silva (PSDB), o Procurador Jurídico da Câmara Municipal, Jaime Zandonai, e funcionários e contadores da Secretaria Municipal de Finanças.
Fonte: Câmara Bento
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21