A Famurs realiza entre os dias 3 e 5 de julho a 39ª edição do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento será realizado em Bento Gonçalves, no Grande Hotel Dall’Onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197- Planalto). Com o tema “Unidos para superar desafios”, o congresso marca o fim da gestão Antonio Cettolin e encerra com a posse da diretoria para a gestão 2019/2020. O evento é patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também recebe apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
A edição deste ano abordará, entre as principais pautas, a reforma da previdência e os desafios da gestão de crise nos municípios. Na quarta-feira, dia 3, será realizada a recepção e o credenciamento dos participantes. Já no dia 4, quinta-feira, está prevista apresentação do grupo musical infantil do município de Boa Vista do Sul para marcar o início do 39º Congresso. Na sequência, serão realizados painéis sobre desafios da administração pública, políticas públicas para humanização do parto e a pauta municipalista nacional, além da apresentação da Cartilha de Proteção a Pessoa Idosa.
Neste dia, também será abordada a reforma da previdência, com o secretário adjunto de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo José Rolim Guimarães; e o presidente Cettolin mediará um painel sobre “Como enfrentar situação de crise econômica nos municípios”, que vai contar com a participação do economista Eugênio Lagemann e do Secretário de Estado da Fazenda Adjunto, Jorge Luis Tonetto. Para encerrar o primeiro dia de debates, a Famurs recepcionará os prefeitos participantes em um jantar a ser realizado na Vinícola Peterlongo, em Garibaldi.
Das 9h às 11h, também será realizada uma reunião com os secretários de Fazenda e Finanças. Promovido pelo Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (CONSEF/RS), o encontro será na Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes e terá como pauta “A hipótese de incidência de PASEP nas operações intraorçamentárias relativas a RPPS”.
Na sexta-feira, o Congresso vai ser marcado por solenidades. O prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, vai ser empossado presidente da Famurs para a gestão 2019/2020. A diretoria será composta pelos vices-presidentes Cleiton Bonadiman, prefeito de Seberi; Emanuel Hassen de Jesus, prefeito de Taquari; Fábia de Almeida Richter, prefeita de Cristal; Guilherme Rech Pasin, prefeito de Bento Gonçalves; Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul; Ronaldo Boniatti, prefeito de Nova Pádua; e Vilmor Carbonera, prefeito de Vila Flores.
Também no dia 05 serão conhecidos os vencedores do 3º Prêmio Boas Práticas e será realizada a entrega da Medalha de Mérito Municipalista a personalidades que trabalham em prol do fortalecimento do municipalismo gaúcho.
Simultaneamente à realização do 39º Congresso de Municípios do RS, acontece o 26º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Os eventos, realizados nos dias 3, 4 e 5 de julho, são gratuitos e as inscrições poderão ser realizadas no local.
Confira programação preliminar do 39º Congresso de Municípios do RS e do Fórum de Cultura e Turismo.
Fonte: Famurs
ANEA promove Sessão de Cinema Italiano em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul
Santuário de Caravaggio viverá noite de fé com Terço Luminoso na 146ª Romaria, em Farroupilha
Pasin cobra Sulgás e Corsan por cortes e baixa qualidade nos serviços