Para debater a qualificação da governança pública, um dos maiores desafios da atualidade para os municípios brasileiros, a Famurs realizou nesta segunda-feira (14/9) o segundo encontro do “Ciclo de Grandes Debates sobre o Municipalismo e Desafios da Gestão nos Novos Tempos”. O projeto recebe patrocínio do BRDE e apoio do Serpro e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Conforme o presidente da entidade e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, responsável pela mediação do evento, o debate ocorre em um momento de extrema dificuldade, em que não sabemos como será o futuro ou quando a pandemia, causada pelo novo coronavírus, irá acabar. “O desafio de cada um de nós é enorme e mais ainda das prefeituras. A Famurs quer cumprir com o seu papel de buscar alternativas e fomentar o diálogo e fazer com que cada prefeita e cada prefeito possam qualificar o seu conhecimento e buscar as melhores alternativas para os seus municípios, além de contribuir com o conhecimento de candidatos neste período de eleição”.
Um dos convidados para conversar sobre mecanismos de liderança, estratégias e controle da gestão pública foi o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luiz Corrêa Noronha. Em sua fala, Noronha abordou a preparação e estruturação de projetos para captação de recursos e financiamento municipal, temas dos quais ele participou ativamente dos processos. Além disso, o presidente do BRDE falou sobre a sua visão na evolução e a necessidade dos municípios em contar com captação de recursos e estruturação de projetos.
O segundo convidado do painel foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, parlamentar em diversos mandatos e um dos nomes solicitados pelos prefeitos gaúchos. Nardes abordou o conceito de governança pública, muitas vezes confundida com gestão pública, a implementação do conceito no TCU, nos ministérios e nos estados brasileiros.
Para tratar do tema, também participou o doutor em administração pública e ex-presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Francisco Gaetani. Em sua manifestação, Gaetani falou sobre adoção de inovação e novas tecnologias, como inteligência artificial, para melhor utilização dos recursos públicos, e sobre federalismo cooperativo, para potencializar o desenvolvimento das administrações.
Também foi convidado para o painel para falar sobre a qualificação da governança pública o ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão, autor do recém lançado livro “Manual de Sobrevivência do Administrador Público”, obra em que apresenta passos para a excelência da gestão pública. Simão abordou os elementos da governança pública na política pública e implementação da governança que balize todas ações e planejamento dos órgãos de governo, independente de gestões ou partidos.
Durante o Ciclo de Grandes Debates, os painelistas convidados responderam questionamentos do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; da prefeita de Dois Irmãos e presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), Tânia Terezinha da Silva; e do prefeito de Tapes e presidente da Associação de Municípios da Costa Doce (Acostadoce), Silvio Rafaeli.
Acompanhe na íntegra o Ciclo de Grandes Debates sobre a qualificação da governança pública:
https://www.youtube.com/watch?v=r_AxU9IVFyA&feature=youtu.be
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves