Apesar de uma retração de mercado nos três primeiros meses deste ano, o setor vinícola encara o Expovinis 2017 como oportunidade de continuidade de retomada, o que já estaria ocorrendo desde abril, embora sem dados oficiais.
O primeiro trimestre deste ano, conforme números do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) ocorreram reduções de 30% no vinho fino, 21% nos espumantes, 22% no vinho de mesa e 15% nos sucos.
Para reverter o quadro, pequenas e médias vinícolas gaúchas encaram o Salão Internacional do Vinho como um aliado. Embora vinícolas consideradas grandes tenham aberto mão da participação do evento, desde o ano passado, com a mudança de data e junção com a Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café, quem está em São Paulo celebra.
Para Rosenilda Crespão, da Vinícola Courmayeur, de Garibaldi, “a gente retoma neste momento para ter contato com profissionais da área e até consumidores finais. Para falarmos mais dos nossos produtos e para ver o que o pessoal tem no mercado junto às outras empresas”, destacou.
Este é também o entendimento de Nathalia Marciotto Lemos, sommelier da Lídio Carraro, do Vale dos Vinhedos. “É sempre um espaço para estar mostrando mais o vinho brasileiro, para mostrar que há vinho de qualidade e um potencial enorme para elaborar vinhos”.
Maicon Motter, da Don Guerino, de Alto Feliz, que há mais de dez anos participa da feira, trata-se de “deixar atualizado o cadastro com clientes em um importante mercado para a vinícola, o de São Paulo”, afirmou.
Francisco Poletto, um dos gerentes de vendas da Peterlongo, de Garibaldi, relata que a empresa iniciou um investimento recente em vinhos, deixando de apostar somente em espumantes. “Hoje chegamos trazendo duas novas marcas e para nós é muito importante estarmos nesta feira para mostrar os nossos produtos”, disse.
No espaço onde estão as vinícolas brasileiras, está a Don Giácomo, de Caxias do Sul, empresa que apresenta somente sucos na feira. “O mercado de suco de uva vem crescento em virtude da conscientização das pessoas com a saúde, principalmente no mercado fitness, como tratamento também”, salientou Sueli Oliveira.
O 21º ExpoVinis Brasil acontece no Pavilhão Branco do Expo Center Norte simultaneamente à Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café. O objetivo é que o salão internacional do vinho complemente o calendário de feiras voltadas à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando os destaques do promissor mercado vitivinícola aos profissionais já envolvidos na cadeia de food service, ampliando, assim, os intercâmbios que as feiras promovem.
SERVIÇO
ExpoVinis Brasil 2017 | 21º Salão Internacional do Vinho
6 a 8 de junho
Dias 6 e 7, das 13 às 21 horas. Dia 8, das 13 às 20 horas.
O evento é aberto ao consumidor final nos 3 dias de realização, a partir das 16 horas.
Ouça o boletim:
A feira tem a cobertura da Rádio Difusora. Abaixo os patrocinadores parceiros:
Fonte: Felipe Machado – de São Paulo
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23