O Circolo Trentino di Bento Gonçalves com o apoio do Museu do Imigrante iniciou no mês de setembro o tour pelo norte da Itália da exposição virtual “Visualidades: Raízes de Bento Gonçalves”, criada com o intuito de homenagear o 20 de Setembro dos anos de 1835 e 1870, e o 11 de outubro de 1890 (aniversário da cidade de Bento Gonçalves) a exposição foi apresentada, recentemente, para a Associazione Trentini nel Mondo.
Desta forma, a mostra evidencia as duas datas como pontos de partida da construção histórica. Em 20/09/1835 é a data da tomada de Porto Alegre comandada por Bento Gonçalves e revolucionários, iniciando assim a Revolução Farroupilha. Em 20/09/1870 ocorreu a tomada de Roma pelas tropas do Rei da Itália. Nessa data se considera a Unificação da Itália quando as tropas do general Cadorna explodem a Porta Pia e entram na cidade. Importante ressaltar o papel de Garibaldi em todo o processo de conquista e unificação da Itália, que formou o exército sob as ordens do rei Vítor Emanuel II da Casa de Saboia.
A exposição segue até o final de novembro em diversas cidades do norte da Itália e servirá posteriormente para uso didático também em Verona e Pádua.
No início de outubro, a mostra foi exibida junto a Campana dei Caduti, e está percorrendo as 8 cidades do gemellaggio, sob a tutela do presidente da Comunità della Vallagarina, Stefano Bisoffi e da Trentini nel Mondo. As cidades participantes do gemellaggio são: Villa Lagarina, Rovereto, Terragnolo, Nogaredo, Trambileno, Isera, Mori e Brentonico.
Somam-se as exibições no Trento, também a participação de Giorgia Miazzo e Catia dal Molin que além de utilizarem nas palestras e eventos culturais que realizam, estarão buscando pontos culturais, museus e demais cidades do vêneto cujos imigrantes vieram para nossa região. Um dos idealizadores da exposição, Sandro Giordani, ressalta que “compartilhar a riqueza de nosso patrimônio cultural e estar junto ao público motivou para que esta exposição fosse um marco nas iniciativas do gemellaggio e que buscam a aproximação do Museu do Imigrante junto as instituições museológicas da região norte da Itália”.
A museóloga do Museu do Imigrante, Deise Formolo, coloca que “a história é um processo contínuo de diálogos e a exposição apresenta esse processo de intercâmbio de perspectivas e de fatos essenciais para a formação dos dois mundos”.
“Visualidades: Raízes de Bento Gonçalves” é uma realização do Circolo Trentino di Bento Gonçalves e da Prefeitura por meio Museu do Imigrante e conta com o apoio da Associação Amigos do Museu (AMI), Secretaria de Cultura (SECULT), Associação Nacional dos Emigrados e Ex-Imigrados das Américas e Austrália – Brasil (ANEA-BRASIL), Associazone Tretini nel mondo e Consolato Generale d’Italia – Porto Alegre.
A exposição foi aberta pelo Museu do Imigrante na segunda-feira (11) e segue no YouTube da instituição permanentemente. Link da exposição: https://youtu.be/nJN55bxaMz0
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte/Imagens: Divulgação ASCOMBG
(RM)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21