Mostra de obras produzidas por Aline Chaves, Elizabete Comin e Patrícia Baretta se estende até sexta-feira, 17 de dezembro
Ainda é tempo, até 17 de dezembro, para conferir a exposição Re(a)presentações Humanas, com obras resultantes dos Trabalhos de Conclusão de Curso do bacharelado em Artes Visuais (2020-2021) da Universidade de Caxias do Sul. A mostra é realizada até sexta-feira, das 8h às 22h30, no hall inferior do Campus 8 da UCS.
Os trabalhos foram produzidos por Aline Chaves, Elizabete Comin e Patrícia Baretta, sob orientação das professoras Mara Galvani e Glaucis Morais de Almeida.
Sobre as obras
A partir da prática poética da obra Re-Apresentação, o Trabalho de Conclusão de Curso de Aline Chaves investiga questões sobre apropriação, remixagem e autorrepresentação sob uma perspectiva de gênero. Obras de Hannah Wilke, Eleanor Antin e Letícia Parente foram apropriadas, tanto para a composição de uma remixagem videográfica, quanto para analisar e ressignificar as temáticas trazidas por essas artistas e suas relações com questões da pesquisa para o trabalho. Questões contemporâneas relacionadas a opressões de gênero, tempo e ritmo de vida, além da própria linguagem artística já trabalhada pela autora da obra, também foram investigadas. Ao longo do processo de concepção, edição e montagem desta prática artística e da pesquisa teórica do TCC, o próprio conceito do que é re-apresentar foi construído e definido.
Ficha Técnica: Aline Chaves, Re-Apresentação, Videoarte, 1’50, 1’50, 1’20, 2020
O livro de artista Retratos Ambulantes, de Elisabete Comin, é resultado do acompanhamento da rotina de trabalho do vendedor ambulante Luiz da Cas, realizado na cidade de Caxias do Sul, nos meses de agosto e setembro de 2021. Esta convivência é relatada através dos retratos fotográficos do ambulante em seu ofício, seus objetos pessoais e produtos comercializados por ele. O interesse pela rotina de trabalho e da realidade vivida pelo vendedor ambulante, suas dificuldades e motivações pessoais e profissionais deram origem ao livro de artista produzido, utilizando a série de retratos fotográficos elaborados para testemunhar o acompanhamento do ambulante.
Ficha Técnica: Elisabete Comin, Retratos Ambulantes, Livro de artista, 21 x 21 x 0,5 cm, 28p., 2021
A instalação Intrínseco, de Patrícia Baretta discute a liberdade para ser, vestir e fazer o que quiser em relação a si mesmo, sem prender-se aos estereótipos impostos desde a infância. Tendo o corpo, sem a presença dele, como objeto de estudo, as camisetas brancas doadas à autora por pessoas de etnias, sexo, gênero, peso e altura diversos, foram interferidas pela artista através do desenho, da pintura e do bordado. Assim, membros como ossos e órgãos tornam-se visíveis sobre as camisetas como uma espécie de Raio X da essência de todos os corpos. A opção pela cor branca da peça básica do vestuário se dá pela preocupação da autora em não direcionar o público a distinguir a quem pertenceu cada camiseta, seja aos corpos masculinos, femininos, LGBTQIA+, negros, brancos. Desse modo, as camisetas que compõem a instalação revelam o que constitui o corpo internamente sem definição de gênero, sexo, orientação sexual, altura, peso e cor. Como outra pele, a camiseta foi utilizada como objeto simbólico para provocar a percepção do público, propondo pensar o corpo para além da aparência externa, gerando um questionamento sobre o não gênero na contemporaneidade.
Ficha Técnica: Patrícia Baretta, Intrínseco, Instalação, Pintura e bordado sobre camisetas brancas, 2020
SERVIÇO:
Exposição Re(a)presentações Humanas
Obras resultantes do TCCs em Artes Visuais (Bacharelado – 2020-2021)
Visitação: até 17 de dezembro de 2021, das 8h às 22h30min
Local: Hall inferior do Campus 8 (Avenida Frederico Segala, 3099, Bairro Samuara – RS 122 Km 69)
Fonte: ÁREA DE IMPRENSA E MÍDIAS DIGITAIS / UCS
Fotos: Divulgação/autoras
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves