O dia 25 de julho comemora-se o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data é lembrada por uma série de ações e atividades que ocorrem em todos país que possibilita trazer reflexões que denunciem e auxiliem na caminhada contra a opressão deste grupo étnico. E o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM) promove uma programação que evoca essa data histórica de luta e resistência a partir do dia 29 de julho com a abertura da exposição itinerante de Estatuetas Africanas, no CIC, que ficará até o dia 02 de agosto.
A exposição compreende a produção de estatuetas africanas realizada no curso artesanal que integra o programa “Resgatando Raízes: A influência dos indígenas e africanos na formação do povo e da cultura brasileira”, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRS. As estatuetas são moldadas em gesso e pintadas co tinta PVA de diversas tonalidades e finalizadas com o acabamento de uma camada de verniz fosco. Em média são produzidas de 30 a 40 unidades por curso. Após a exibição no CIC, a exposição entra em circuito: no período de 5 a 10 de agosto, no IFRS; de 12 a 16 de agosto, no Complexo Administrativo da Prefeitura.
As atividades seguem no dia 8 de agosto com o debate sobre Akoni – Trajetórias e Visibilidades, que na língua africana Yorubá significa “mulheres guerreiras”. Paralelo a essa atividades o IFRS irá promover ações internas vinculadas à data dando ênfase às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas que se destacaram na história.
As atividades do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha são uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Sociedade 20 de Novembro e CIC.
Debate e Reflexão
Tema: AKONI – Trajetórias e Visibilidade
Data: 08 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Salão de Atos – IFRS Campus Bento Gonçalves
Debatedores: Chaline de Souza – Mestra em História, Elisete Moretto – Coordenadora de Políticas Públicas Afro, Marlise Paz dos Santos – Assessora de Relações Étnico-raciais do IFRS
Mediador: Professor Evandro Mattana
* Aberta ao Público em geral
Fonte: Prefeitura de Bento / Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação
Esportivo estreia na Série A-2 do Campeonato Gaúcho
Dom José Gislon – Acolher o novo sucessor de Pedro
Visitas ao Zoológico da UCS são suspensas temporariamente a partir deste sábado, dia 17