Até o dia 25 de novembro, diversas atividades, círculo de palestras no IFRS com Roda de Capoeira Angola e Cultura Popular e movimentação do povo da religião na Via Del Vino compõem a programação da Semana da Consciência Negra no município. A abertura ocorreu nesta terça-feira, 20, no Museu do Imigrante, com a vernissage da exposição “Faces de Vidas Negras”, e o debate no projeto ‘Falando Sobre”, na Fundação Casa das Artes.
A presidente da Sociedade Cultural 20 de Novembro, Zilda Marques da Silva Núncio, disse que “os direitos humanos possui um caráter universal. Eles asseguram uma vida digna a todas as pessoas, sem discriminação. No entanto, a realidade mostra uma face intolerante exercida por vários setores da sociedade. É nosso dever buscar e ampliar práticas, atos e atitudes que amenizem os preconceitos sofridos”, afirma.
O coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, em seu pronunciamento ressaltou que “a questão negra é os 365 dias do ano. O cotidiano é eivado de racismo e de segregacionismo. Dessa forma, o Movimento Negro Raízes tem uma atuação proativa que dialoga com as esferas pública e privada sustentada por três valores: respeito, dignidade e igualdade. O que nos move, o que nos faz trabalhar para amenizar o quadro é promover, valorizar e incentivar o protagonismo do negro na sociedade, construindo uma realidade mais tolerante”.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “a difusão da cultura negra no município é a melhor forma de impactar positivamente na nossa sociedade para que a gente possa romper as barreiras, estranhamentos e situações negativas relacionadas ao racismo. E isso só possível investindo em cultura e cidadania, explicando à população que não há diferença entre nós, seres humanos, para que se gere a convivência harmônica e a união”, destaca.
A Semana da Consciência Negra é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e apoio da Secretaria de Educação. O evento conta com a parceria da Sociedade Cultural 20 de Novembro, Movimento Negro Raízes e Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Participam ainda da organização, os grupos Ciclos de Percussão, Africanamente – Escola de Capoeira de Angola, Akara – Povo Tradicional de Matriz Africana de Bento Gonçalves e os grupos de capoeira Água de Beber, Abadá-Capoeira e Capoeirança.
Na ocasião, foi anunciado Luis Eduardo Pereira Mendes como Coordenador Municipal das Políticas Públicas para promoção da igualdade racial.
Prêmio Zumbi dos Palmares
O Movimento Negro Raízes recebe nesta quarta-feira, 21, a Medalha e o Certificado Zumbi dos Palmares, em prol da comunidade negra da Assembleia Legislativa.
Concedida anualmente, o Prêmio é uma distinção concedida a entidades e/ou personalidades que promovem a valorização e o desenvolvimento da comunidade negra nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa.
Programação
21/11 – 08h – Quarta Cultural
22/11 – 19h – Círculo de palestras no IFRS com Roda de Capoeira Angola e Cultura Popular
Início às 19h com a abertura do evento
Das 19h15min até as 19h45min Palestra: Educação, as relações étnicos-raciais e as cotas com Gregório Grisa
Das 19h45min às 20h45min Palestra com Marcus Ribeiro, Solana Corrêa e Lisiane Pires sobre as Religiões de Matriz Africana
Das 20h45 às 21h coffe break
Das 21h às 21h45min Capoeira Angola e Cultura Popular com Natália Giacomello
24/11 – 10h – Povo de Axe pede passagem – Movimentação do povo de religião na Via Del Vino
25/11 – 14h – Domingo da diversidade na Via Del Vino (em caso de más condições climáticas o evento será transferido)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Jantar beneficente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ocorre neste sábado
Para bem receber ou para presentear, espumante mostra versatilidade para os encontros de final de ano
Bento: Balcão do Primeiro Emprego recebeu mais de 90 currículos em 2024