A comunidade de Bento e região está convidada para conhecer e interagir com a exposição Bento Gonçalves em Preto e Branco, a partir do dia 7 de janeiro, no Piazza Salton. A mostra, realizada em parceria com o Museu do Imigrante, terá sua vernissage no dia 12 e contará com apresentação musical, a partir das 17h.
A exposição apresenta cerca de 35 fotografias do acervo do Museu do Imigrante que retratam diversos momentos ocorridos no município. Elas funcionam como janelas de observação de um tempo e espaço em constante mudanças, mostrando cenas da vida cotidiana. Assim, o público pode interagir com as fotografias reconhecendo os locais e as pessoas retratadas.
Conforme a museóloga Deise Formolo, Bento Gonçalves em Preto e Branco funciona como uma cápsula do tempo. “Percebemos como o município mudou e manteve algumas características. Isso faz parte do processo histórico e nota-se uma forte ligação entre o urbano e o rural. Na exposição, o público terá essa experiência de reconhecer, identificar o que foi retratado, e colaborar com informações, pois muitas fotos não as têm ou estão incompletas. A história também se faz nessa conjugação entre os meios de comunicação de cada época e suas testemunhas”.
Exposição “BENTO GONÇALVES EM PRETO E BRANCO”
Período de visitação: de 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2023
Horário: 9h às 21h
Vernissage: 12/01 às 17h
Local: Piazza Salton – Rua Dr. Montauri, 113, bairro Centro
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Museu do Imigrante
PG
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril