Vice-diretor de eventos da ExpoBento, Vinicius Piva, participou de painel promovido pelo Solo de Inovação da Festa da Uva e falou sobre o que o público pode esperar do E-Sports deste ano
O comportamento e as tendências do “Mundo Gamer” foram abordados com destaque durante painel promovido pela Festa da Uva e Sebrae de Caxias do Sul, no dia 26 de fevereiro. O coordenador do Acelera Serra Gaúcha – programa de incentivo ao desenvolvimento de startups – e vice-diretor de eventos da 30ª ExpoBento que acontecerá de 9 a 19 de junho próximo na Fundaparque, em Bento Gonçalves, Vinicius Piva, foi um dos participantes do evento do Solo de Inovação que promoveu painéis e palestras abordando temas relacionados às oportunidades e desafios do mundo dos games, marco legal, investimentos em startups e a transformação de negócios físicos em virtuais.
Piva falou sobre o que está sendo preparado para o E-Sports ExpoBento deste ano, dizendo que o evento vai surpreender o público com uma edição presencial, ao contrário das duas anteriores, realizadas de modo virtual por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “Queremos trazer a experiência dos games para o público da Expobento com os campeonatos de Fifa, Free Fire e League of Legends, que já estão consolidados. Também vamos ter palestras e paineis sobre o mundo gamer com foco no empreendedorismo, profissões, carreiras e negócios, aumentando a maturidade e a consciencia de que essa nova matriz econômica veio para ficar, por isso a importância de estarmos conectados com essa realidade”, explicou.
No painel realizado na Festa da Uva, Piva discorreu sobre a história, a “persona” desconstruida do gamer, ecossistema e carreiras, com ênfase para as habilidades, como monetizar – ganhar dinheiro no mundo virtual – e eventos de E-Sports. Ele apresentou a iniciativa “Peleia E-Sports”, startup que tem como propósito auxiliar o jogador, do amador ao profissional. “As tendências para o mercado de games apontam para jogos que, cada vez mais, utilizam a realidade aumentada, a realidade virtual. O metaverso já é uma realidade em que o jogador tem acesso, com maior facilidade, a uma tecnologia mais evoluída. É uma experiência que vai chegar próxima à realidade e vai exigir que as empresas estejam conectadas a eventos como o E-Sports. No painel comentamos o caso das ‘publishers’, que são empresas tradicionais que se conectam com os games para fazer marketing e investimentos. Já temos exemplo de pelo menos uma grande rede do varejo nacional que está empregando fortemente esta ferramenta”, disse Piva.
Ainda sobre o E-Sports da ExpoBento e as edições virtuais já realizadas, explicou detalhes acerca dos jogos – categorias e modalidades -, jogadores e times de diferentes estados que participaram. E finalizou com o convite para a terceira edição, que vai ser de 10 a 12 de junho dentro da programação da 30ª ExpoBento.
Curiosidade
A primeira competição esportiva eletrônica que se tem notícia foi realizada em 19 de outubro de 1972 entre estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, com o jogo Spacewar. O nome oficial do evento foi “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”, e o prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação / Exata
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves