ExpoBento abre salão que homenageia 50 anos da Fenavinho

A festa que chancelou o título de Capital Nacional do Vinho a Bento Gonçalves recebe reverências dentro da ExpoBento 2017, com o Salão Fenavinho, atração que o público poderá conferir até domingo (18), no Pavilhão F do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Quem visitar poderá acompanhar apresentações culturais típicas de corais, grupos musicais e teatrais que rementem à tradição italiana, sempre muito valorizada pela festa no decorrer das quinze edições que ocorreram a partir de 1967 (veja programação completa abaixo).

Esse elemento também ganha destaque com o espaço para os jogos: bochin, bocha e carteado, trazidos da Itália e replicados através das gerações. O protagonista máximo da festa – o vinho – brilhará também nesse projeto. Estão previstos pontos de serviço da bebida e suas variações (sucos e espumantes), acompanhados das mais saborosas iguarias da culinária típica italiana.

Outra atração que promete emocionar os saudosistas e encantar o público são as instalações contando a história da festa. A exposição privilegia, também, os belos vestidos com os quais desfilaram as soberanas de cada período, homenageando a força feminina tão fortemente presente na cultura local. Em um mini-cinema, visitantes poderão assistir a um filme que traz detalhas sobre cada edição da Fenavinho, convidando os saudosistas a relembrar os momentos marcantes dessa trajetória cinquentenária.

“No espaço do Salão construímos um itinerário interativo, onde os visitantes possam visualizar a importância e grandiosidade da Fenavinho para o município e região. Elaboramos uma programação que valoriza nossa tradição e cultura – seguindo o exemplo e o conceito que a Fenavinho ensinou a todos nós. Acreditamos no potencial de Bento Gonçalves e no talento das pessoas que transforma a cidade em uma grande potência econômica e turística. Essa homenagem é, também, para toda a comunidade”, diz o diretor de projetos da ExpoBento 2017, Gianfranco Bellé.

Espaço para a arte local

Entre outros atrativos, o Salão Fenavinho apresenta uma coleção de obras de 16 artistas da cidade. Cada um deles – com exceção de uma dupla – foi convocado pela Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG) a retratar uma das 15 Fenavinhos realizadas desde 1967, quando ocorreu a primeira edição há 50 anos – e motivo do tributo prestado pela ExpoBento à festa.
Com liberdade para criar, eles foram pautados para produzir em óleo, acrílico e espátula sobre tela de 1mx1m, de modo a imprimir a própria leitura da respectiva edição da Fenavinho que lhe coube. A curadoria do projeto é de Neiva Poletto.

Após o final da ExpoBento, as obras devem ser expostas na Casa das Artes e no Museu Municipal, podendo ser adquirida pelo público. O Salão Fenavinho também apresenta uma mostra dos vestidos usados pelas soberanas e um filme sobre cada umas das edições da festa, além de apresentações culturais típicas de corais, grupos musicais e teatrais que remetem à tradição italiana.

Artistas participantes: Geni Brandalise – 1ª Fenavinho (1967); Luiza Matilde Fedrizzi – 2ª Fenavinho (1971); Vera Salton Luchese – 3ª Fenavinho (1975); Ademir Gugel – 4ª Fenavinho (1980); Zélia Paludo – 5ª Fenavinho (1985); Romi Gabbardo – 6ª Fenavinho (1990); Sonia Bervian Possamai – 7ª Fenavinho (1991); Vildete Pessutto – 8ª Fenavinho (1992); Aline Mützenberg – 9ª Fenavinho (1993); Vânia Mützenberg – 10ª Fenavinho (1994); Gilberto Schenato – 11ª Fenavinho (2000); Edi Fachi Giacomello – 12ª Fenavinho (2005); Elias Domingues Pereira – 13ª Fenavinho (2007); Inês Tremarin – 14ª Fenavinho (2009) e Marilene Beltran e Denise de Andrade Tosi – 15ª Fenavinho (2011)

Programação do Salão Fenavinho 50 anos

Sexta-feira (16)
Comunidade de Tuiuty
Jogos de carta e mora
19h: Coral Florença
20h: Ricordare E Vivere

Sábado (17)
Comunidade de Faria Lemos
Jogos de carta e mora
12h30: Grupo Folclórico Trevisani Nel Mondo
13h30: Jatir Dequigiovanni
14h30: Grupo Folclórico Trevisani Nel Mondo
15h30: Jatir Dequigiovanni
16h: Grupo De Danças Riccordi Ditalia da Linha Paulina
17h: Flauta Doce
17h30: Grupo de Danças Riccordi Ditalia da Linha Paulina
18h: Caminho de Faria Lemos
18h30: Pequenos Cantores
19h: Fanfarra Breaslieri
20h às 21h: Filó Italiano Colonial
21h: Encerramento com o Grupo Trevisani Nel Mondo

Domingo (18)
Comunidade de Tuiuty, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos
Jogos De Cartas E Mora
13h: Grupo Folclórico Trevisani Nel Mondo
15h e 17h: Coral Vale dos Vinhedos

Sobre a ExpoBento
A ExpoBento é a maior feira multissetorial do Brasil e, em 2017, de 8 a 18 de junho, estará em sua 27ª edição. Desde 1990 vem se reinventando, inovando e crescendo, a ponto de servir como referência no segmento de encontros de negócios e também na programação de lazer para toda a família. Realizada em Bento Gonçalves-RS, no Parque de Eventos do município, traz excelentes oportunidades comerciais para seus expositores, sejam eles industriários, comerciários ou prestadores de serviços. A feira espera atrair, neste ano, público superior a 200 mil visitantes.

Serviço
O que: ExpoBento 2017
Quando: até 18 de junho
Horários:
Segunda a Sexta-feira: das 18h às 22h30min
Sábados e Feriados: das 10h às 22h30min
Domingos: das 10h às 21h
Valores:
Segunda a sexta-feira R$ 5,00
Sábados, domingos e feriado R$ 10,00
Menores de 12 anos não pagam ingresso.

Mais informações: no site www.expobento.com.br

Fonte: Exata Comunicação

error: Conteúdo Protegido