Grupo de pesquisadores da Itália e Reino Unido que desenvolvem projetos com o City Living Lab da UCS foi recepcionado no Gabinete da Reitoria
A parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e as universidades de Siena, na Itália, e Westminster, no Reino Unido, repercute em estudos e conhecimentos que visam fortalecer a resiliência urbana e são temas da Semana Internacional de Cidades Resilientes e Sustentáveis (IWRSC), em andamento até 15 de março na UCS. A programação inclui painéis, workshops e encontros estratégicos com pesquisadores, autoridades públicas, empresários e comunidade – confira e inscreva-se.
Entre os destaques está o painel internacional “Conectando Governança e Sociedade”, com os pesquisadores Simone Bastianoni e Federico Maria Pulselli (Itália), e Giulio Verdini e Luz Navarro (Reino Unido), que foram recepcionados no Gabinete da Reitoria na manhã desta segunda-feira, dia 10, em encontro de boas-vindas com o reitor, professor Gelson Leonardo Rech, o vice-reitor, Asdrubal Falavigna, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, que valorizaram as presenças e o tema trabalhado, fundamental ao cenário social.
Junto aos professores pesquisadores do City Living Lab, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS que mobiliza os estudos na área, sua coordenadora, a professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, destacou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com os representantes das instituições internacionais. “Reafirmamos a parceria que já existe, a partir de trocas e projetos ativos, e a disposição de ampliá-la para novas atividades”, pontuou.
O pesquisador italiano Pulselli também celebrou as experiências compartilhadas. “É sempre estimulante vir ao Brasil: conhecemos novos ambientes, contextos e paisagens, e o surpreendente são as pessoas e as colaborações, automáticas”. No que concordou o colega Bastianoni, valorizando, a partir das trocas estabelecidas, a importante missão de contribuir à preparação das pessoas e dos operadores políticos com foco na resiliência e na sustentabilidade. O professor Verdini, do Reino Unido, reforçou a relevância da adaptação diante do cenário de desastres climáticos, como as enchentes que atingiram Valência (Espanha), cidade de origem da pesquisadora Luz Navarro. “Na programação em Caxias, falaremos diretamente sobre o que fazer para construir cidades resilientes e se adaptar”, pontuou a professora, sobre os conhecimentos que serão foco de atividades da Semana Internacional como o workshop realizado nos dias 13 e 15 de março no bairro caxiense de Galópolis, fortemente afetado pela tragédia climática de maio de 2024.
A Semana é uma realização da Universidade de Caxias do Sul através do grupo de pesquisa City Living Lab, com o apoio da Universidade de Siena, da Universidade de Westminster e das instituições de fomento à pesquisa CAPES e CNPq.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Bruno Zulian
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro