Foi realizado na tarde desta sexta-feira, 8, na sede da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, o primeiro de dois lançamentos de novas variedades de uva para a viticultores da Serra Gaúcha, integrando o Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. No auditório com a presença de dirigentes, pesquisadores, lideranças de sindicatos e produtores rurais, foi apresentada a BRS Melodia, uma nova opção de uva de mesa sem semente.
Com um sabor especial de mix de frutas vermelhas, a cultivar atende a demanda dos viticultores da região que não conseguiam produzir a cultivar importada Crimson Seedless. Conforme o pesquisador João Dimas Garcia Maia, um dos melhoristas responsável pelo desenvolvimento da variedade, deve ser feito o raleio e o desponte dos cachos. Por apresentar cachos menores, o manejo de cachos da ‘BRS Melodia’ é mais fácil, quando comparada com as cultivares do Grupo Itália. Cultivada com o uso de cobertura plástica e com o manejo correto, garante-se uma produtividade de 25 toneladas por hectare.
Na terça-feira, dia 12, às 15h, será a vez do lançamento da ‘BRS Bibiana’. Ela apresenta cachos soltos, o que evita podridões. Para boa produtividade recomenda-se poda mista. Outro diferencial é o potencial de atingir um nível elevado de conteúdo de açúcares.
“Para essa cultivar não tem tempo ruim. A safra sempre vai ser boa, permitindo a elaboração de vinhos com qualidade”, destacou a pesquisadora Patrícia Ritschel.
Participaram do ato desta sexta-feira pouco mais de 100 pessoas.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Embrapa Uva e Vinho
Fotos: Felipe Machado
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS