Patrimônio histórico tombado integra a rota turística do Vale dos Vinhedos
Após 10 meses de restauração, será inaugurada a Casa de Pedra – Família Cercato, em Garibaldi (RS). A cerimônia acontece nesta sexta-feira, dia 29 de julho de 2022, às 14:30, com a presença de autoridades, patrocinadores, equipe e imprensa.
Patrimônio histórico tombado pelo município pela sua relevância histórico-cultural como testemunha da colonização italiana na região do Vale dos Vinhedos, está localizada no bairro Borghetto. Edificação residencial datada de 1880, com 97 metros quadrados de área construída, é de uma tipologia recorrente na arquitetura vernácula italiana, obra dos imigrantes oriundos em grande maioria da região do Vêneto que se estabeleceram no sul do Brasil.
O processo minucioso de restauro conduzido pelos arquitetos Lucas Volpatto e Patrícia Pasini, dos escritórios Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura, foi marcado parcialmente pelo uso de técnicas vernáculas, em especial para a estabilização das paredes. “Evidentemente que utilizamos recursos contemporâneos em diversas situações, como a inserção de uma subcobertura que dará maior longevidade a intervenção e maior estanqueidade ao telhado, no entanto, o uso de argamassa de barro, mucilagem vegetal e cal para a estabilização da mais que centenária alvenaria de pedra é o que mais se destaca. Utilizamos uma técnica muito utilizada na Itália e na Espanha para alvenarias de pedra, o reembrechamento”, explica Volpatto.
Devido à particularidade da construção, esse foi o maior desafio segundo o arquiteto: “tivemos que tratar a pedra antes de tudo, inclusive remontamos um trecho de uma parede que estava muito comprometido”, ressalta. A obra incluiu a restauração do telhado, com a troca de madeiras deterioradas e limpeza das telhas e a recuperação de esquadrias, elétrica e hidráulica, soalho, além da instalação do deck de contemplação e as rampas de acessibilidade.
Família Cercato
A história da imigração italiana em Garibaldi está ligada à da familia Cercato. João Baptista Cercato, nascido em Martellago, região do Veneto na Itália, desembarcou no Brasil com a esperança de construir uma nova vida. Formou sua família, passando a residir na Casa de Pedra.
Os descendentes que permaneceram na propriedade dedicaram-se à agricultura, tendo como atividade o cultivo de parreirais, produzindo uvas cuja venda a vinícolas era a principal fonte de renda da família. “A casa de pedra sempre foi o ponto de encontro da família”, comenta Adriana Cercato, neta de João Baptista. “As crianças cresceram juntas brincando na ‘Casa Velha’ transformando-a em castelos, esconderijos e tudo mais que a imaginação alcançasse. Cultivaram, assim, o amor pela propriedade e o desejo de preservar o patrimônio histórico.”
Após o restauro, a casa passa a abrigar o Memorial da Casa da Família Cercato, cuja expografia apresenta as memórias afetivas, como fotos e objetos que remetem à trajetória da família e da imigração italiana no RS. No local, haverá também um espaço enograstronômico, com a abertura de uma osteria para degustação de vinhos e espumantes. Também está previsto o lançamento da Vinícola Casa Cercato. No dia 29, junto com a entrega do restauro da casa, será lançado o espumante e vinho Casa Cercato, idealizado pelo enólogo Vinicius Bortolini Cercato.
Investimento
Com um investimento de R$652 mil por meio do financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Sistema Pró Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa contou com o patrocínio de M.A. Silva, Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes. Com captação de recursos de Jac Sanchotene Marketing Cultural e gestão de Cult Assessoria e Projetos Culturais, o projeto devolveu ao município um bem cultural material restaurado.
Fonte: Assessoria de imprensa / Simone Lersch
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas