O primeiro evento de Qualificação em Turismo Rural no Rio Grande do Sul em 2021, realizado na última quarta-feira, 30, abordou os principais desafios para o bem receber e o turismo de proximidade em tempos de pandemia. O encontro virtual é promovido pela Câmara de Turismo Rural do Estado, com coordenação da Secretaria de Turismo. Até novembro, na última quarta-feira de cada mês, haverá um evento do tipo com capacitação e relatos de experiências.
O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, participou da abertura do encontro e garantiu aos presentes que nos próximos dias serão anunciados recursos para o setor “para dar mais condições de divulgação e infraestrutura das iniciativas no Estado”. Disse ainda que é preciso explorar o potencial gaúcho ligado às questões rurais e que conectem as pessoas à natureza.
A coordenadora da câmara, Rosana Simões, pontuou que o segmento rural está com maior protagonismo agora, em função da pandemia. “O turismo como um todo é uma grande alternativa de retomada econômica para o Estado”, destacou. Segundo ela, por essa maior visibilidade são indispensáveis algumas ações como planejamento, qualificação, reestruturação, promoção e, especialmente, as adaptações às questões sanitárias e de saúde.
Aline Moraes, do Senar-RS, que abordou o tema do “Bem receber e os protocolos de segurança”, levou exemplos de empreendimentos que já vêm adotando medidas de distanciamento e higienização. Mostrou que é possível oferecer as garantias para que as pessoas tenham mais confiança em retomar as atividades e pontuou que o Estado tem mais de 300 iniciativas cadastradas no site do Turismo Rural, mas que estão concentradas em apenas 82 municípios. “Temos muito espaço para crescer”, projetou.
Fernanda Carvalho abordou o tema “Turista cidadão e turismo de proximidade”. “Olhar para a própria comunidade provoca sensações de encantamento. É interessante quando olhamos nossa cidade com distanciamento, como se fôssemos um turista, conhecendo e experimentando, refletindo sobre a cidadania”, comentou. Conforme Fernanda, no meio rural ainda mais é preciso transformar o olhar e tornar o nativo um turista cidadão.
PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS EVENTOS
28/7 – Relatos
Vinícola de Bastiani – Nova Roma do Sul – História, Cultura e Comercialização, com João Pedro
Caminhos rurais de Porto Alegre – Adaptações durante a pandemia, com Mauri Webber
25/8 – Qualificação
Valorização de produtos – o turismo gastronômico enquanto atrativo, com Aline Moraes (Senar)
Tecnologia a serviço do turismo rural, com Sebrae-RS.
29/9 – Relatos
Fazenda Tropeiro Camponez – Gastronomia e o bom atendimento ao turista, com Leandro Lacourt
Raízes coloniais de Gramado – Comercialização, com Jaqueline Foss
27/10 – Qualificação
Formatação de rotas e roteiros, com Fernanda Carvalho
Um novo conceito de desenvolvimento em espaços rurais, com Sebrae-RS.
24/11 – Relatos
Agroecologia Ferrari – Sistema colha e pague e adaptações na pandemia, com Márcia Ferrari
Turismo rural – Roteiro Caminho Natural – Morrinhos do Sul. Turismo no Espaço Rural, com Nilvia Pereira
O evento tem inscrições gratuitas (acompanhe em nossas redes sociais a divulgação dos links) e transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Turismo no YouTube.
Fonte: Governo do Estado
Foto: Reprodução
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul