Integrantes da equipe do Wines of Brasil estiveram reunidos com jornalistas e associados da DEHOGA em Düsseldorf. Encontro resultou em acordo para trazer grupo de alemães à Serra Gaúcha para conhecer a vitivinicultura nacional
Antes mesmo de iniciar as atividades da maior feira de vinhos do mundo, a ProWein, a equipe de promoção do Wines of Brasil – projeto setorial desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – participou de uma ação de apresentação dos rótulos verde-amarelos, com foco no mercado on trade, promovida pela DEHOGA (Associação dos Hotéis e Restaurantes da Alemanha), em Düsseldorf.
Na última sexta-feira (17), Diego Bertolini, gerente de Promoção dos Mercados Interno e Externo, e Rodolfo Lucchese, analista de Promoção, juntamente com representantes de quatro vinícolas integrantes do Wines of Brasil (Basso, Don Guerino, Lidio Carraro e Miolo), estiveram reunidos com associados da entidade alemã e jornalistas. Ao todo, cerca de 60 pessoas participaram da iniciativa.
Além da divulgação de vinhos e espumantes brasileiros, o encontro resultou na consolidação de um projeto de prospecção com alguns dos associados da DEHOGA. Em outubro, mais de 20 integrantes da entidade virão à Serra Gaúcha conhecer de perto a produção nacional. “Esse canal objetiva prospectar novos mercados e consolidar a imagem do vinho brasileiro junto ao trade. Queremos dar suporte aos importadores e distribuidores para prospectar novos pontos de venda”, avalia o gerente de Promoção dos Mercados Interno e Externo do Ibravin, Diego Bertolini.
Até esta terça-feira (21), Bertolini e Lucchese participam da ProWein. Considerada a maior feira de vinhos do mundo, a iniciativa reúne produtores dos seis continentes. Do Brasil, 10 vinícolas estão expondo seus produtos: Aurora, Basso, Casa Perini, Casa Valduga, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Peterlongo, Pizzato e Salton. A expectativa é de que sejam concretizados negócios de cerca de US$ 950 mil. A edição deste ano marca a 13ª participação do vinho brasileiro.
A presença na ProWein é considerada estratégica por atrair compradores de todo o mundo, em especial os do velho continente. Em 2016, as vinícolas brasileiras ampliaram o valor das exportações para os países europeus em 10% em relação ao ano anterior, com a comercialização de US$ 1,24 milhão. Em volume, as vendas atingiram 272,2 mil litros, alta de 7,6% sobre 2015, remetidos para 11 países.
Sobre o Wines of Brasil
O Wines of Brasil é um projeto de promoção comercial dos vinhos, espumantes e suco de uva brasileiro no mercado externo. O projeto conta atualmente com a participação de 32 vinícolas e tem como mercados-alvos os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram ao Wines of Brasil conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.
Legenda: Grupo de 60 pessoas, composto por associados da DEHOGA e de jornalistas alemães, puderam conhecer mais sobre a vitivinicultura brasileira
Crédito: André Bezerra
Fonte: Ibravin
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes