A Lei da Meia Entrada para estudantes de 15 a 29 anos de idade está em vigor desde dezembro do ano passado. Agora, empresas que realizam eventos, como shows, cinema, teatro e jogos, precisam destinar 40% dos ingressos para este fim. Para obter o desconto, é necessário portar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), que deve seguir um padrão nacional com certificação digital. O documento é válido por um ano, mediante comprovação de matrícula e é aceito em todo o território nacional. O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), de Bento Gonçalves, vem fazendo um trabalho de orientação junto aos estabelecimentos, escolas e faculdades. O fiscal Tiago Duarte dos Santos explica que a Lei da Meia Entrada vale para todas as empresas ligadas a eventos e lazer. “Anteriormente, por ser um decreto, os estabelecimentos aceitavam apenas um documento da escola ou da faculdade. Hoje não, para ter direito, o estudante precisa ter a carteira padrão, válida em todo o Brasil”, lembra.
Promotoras e produtoras de eventos ou de cinema precisam comunicar o eventual esgotamento das meia entradas. Estas empresas devem apresentar também um relatório de vendas destes ingressos.
A emissão da Carteira de Estudante pode ser feita através de entidades estudantis ou pelo site http://meiaentradaonline.com.br. Para isso, é preciso preencher um formulário e incluir uma foto 3×4 recente. Ainda é preciso comprovar matrícula em estabelecimento de ensino e anexar cópia de documento de identidade e do CPF. A taxa de confecção da carteira é de R$ 25, paga através de deposito identificado.
FONTE: Procon/Bento
FOTO: proteste.org.br
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento