Estudantes das EMEFs Floriano Peixoto e Santa Helena, da EMTI São Roque e EMEM Alfredo Aveline conquistaram condecorações nas provas da OBA e de lançamento de foguetes
A contagem regressiva para o lançamento de foguetes iniciou no primeiro semestre de 2023 e reflete a qualidade no ensino que fica evidenciado por meio da participação de alunos na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBGOG). Pelo menos 18 alunos ganharam premiações como Medalhas de Ouro, de Prata e de Bronze, em ambos os eventos, demonstrando que o desafio e criatividade foram reconhecidas.
A OBA tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Ela é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Aeroespacial Brasileira, com ênfase no Ensino Fundamental e Médio em todo o território nacional.
Já a MOBFOG é uma mostra experimental, que consiste na construção e lançamento, obliquamente, de foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Os alunos da rede municipal de Bento Gonçalves estão participando nos níveis 1 (1º ao 3º anos), 2 (4º e 5º anos), 3 (6º ao 9º anos) e 4 (alunos de ensino médio e superior).
O desafio instigou os alunos da EMEF Floriano Peixoto. Eles confeccionaram os foguetes em sala de aula com canudos de refrigerante, massa de modelar e papel-alumínio, conforme as orientações de regulamento da MOBFOG, como relata a diretora do educandário Michele Rodrigues dos Santos.
“Antes da execução da medição, os alunos realizaram em um dia anterior uma rodada de testes. A partir disso, modificaram aquilo que não estava adequado nos foguetes para o lançamento final. Muito deste envolvimento se deve também ao trabalho pedagógico que é desenvolvido pelas nossas professoras. Em sala de aula, as professoras Daiane Samersla do 1º ano, e Micheli Burati do 2º ano organizaram um planejamento prévio que instigou a curiosidade dos alunos sobre os foguetes através do lúdico, da contação de histórias, de vídeos e de práticas artísticas”, destaca Michele.
Além do processo de construir foguetes, o momento da decolagem traz um sentimento de ansiedade e encantamento.
“O momento da decolagem foi vibrante. As crianças ficaram muito felizes com os resultados. Assim que os foguetes alcançavam voo percebíamos a atenção das crianças, com o olhar no céu, e no local onde o foguete cairia. Todos corriam para perto, para auxiliar na medição”, relata ainda a diretora do educandário.
Após o resultado foi realizada uma pequena cerimônia na escola, com a entrega de certificados de participação a todos os estudantes, além de medalhas para aqueles que tiveram foguetes alcançando a marca prevista no regulamento. “Conversando com os medalhistas o sentimento unânime vivenciado por eles foi de alegria e felicidade”, salienta a diretora.
Já na EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz o aluno César Augusto Reginatto Cremonese e a aluna Nicole Zanatto Pellegrini, ambos do nono ano do Ensino Fundamental, ganharam Medalha de Prata pelo desempenho na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia. O aluno César também foi selecionado participar da Pré-Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024.
A diretora Andreza Ana Peruzzo ressalta que “é a primeira vez que a escola EMTI participa da Olímpiada Brasileira de Astronomia e o resultado é mais um incentivo para continuarmos desenvolvendo um trabalho de qualidade na educação.”
A professora Flávia Renata Soares destaca sobre a participação da escola EMTI na OBA.
“É importante a participação dos alunos em olimpíadas e outros projetos voltados para a pesquisa, pois os alunos podem avaliar e testar seus conhecimentos com alunos de todo o Brasil. É uma forma de se sentirem valorizados por suas aprendizagens para além do ambiente escolar. É uma oportunidade valorosa poder participar dessas atividades, as premiações, o reconhecimento e possibilidades para a vida dos alunos é grande.”
De acordo com o assessor pedagógico do Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS) da Secretaria de Educação, Luís César Minozzo, as mostras promovem um engajamento entre escola e família.
“A SMED, por meio do grupo de inovação e sustentabilidade, apoia as ações e observa que a integração entre famílias, alunos, professores e equipes diretivas foi fundamental para a realização dos lançamentos dos foguetes da MOBFOG, bem como das provas da OBA, além de fazer parte dos projetos norteadores sugeridos às escolas”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta sobre a participação nas escolas.
“Atividades como da OBA e MOBFOG, desperta nos alunos curiosidade, interesse, e faz com que busquem diferentes subsídios e possibilidades para alcançar o sucesso, através da conquista dos melhores resultados. Para isso iniciam desde cedo a construção de conhecimentos científicos pela criação, experimentação e desenvolvimento de diferentes habilidades, de forma lúdica e criativa”.
Os alunos premiados receberão oficialmente medalhas e menções honrosas no mês de outubro.
Os resultados das escolas foram informados através do sistema de aplicação da OBA/MOBFOG. Confira os premiados:
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
MEDALHAS DE PRATA:
César Augusto Reginatto Cremonese – EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz
Nicole Zanatto Pellegrini – EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz
MEDALHAS DE BRONZE:
Giovanni Paris Cardoso – EMEM Alfredo Aveline
Vitória de Borba Dalcin – EMEM Alfredo Aveline
Mostra Brasileira de Foguetes:
MEDALHAS DE OURO:
Antony Vinciguerra Favreto – EMEF Floriano Peixoto
Miguel Cobalchini dalla Chiesa – EMEF Floriano Peixoto
Joaquim Cristofoli Nardin – EMEF Floriano Peixoto
Aylla Alvez Lopes – EMEF Floriano Peixoto
Nicoly Lemes Bittencourt – EMEF Floriano Peixoto
Paola Kuffel Morini – EMEF Floriano Peixoto
Isabeli Schuck Viana – EMEF Floriano Peixoto
Gian Lucas da Silva Pinheiro – EMEF Floriano Peixoto
Vicente Stroschoen Barbosa – EMEF Santa Helena
Tayler Valgoi Flores – EMEF Santa Helena
Isabelle de Melo Catto – EMEF Santa Helena
Miguel Davi Bedin Debona – EMEF Santa Helena
Amanda Lavandoski dos Santos – EMEF Santa Helena
Cauan Civardi Kunzler – EMEF Santa Helena
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação