Estudantes da rede pública são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes

Estudantes das EMEFs Floriano Peixoto e Santa Helena, da EMTI São Roque e EMEM Alfredo Aveline conquistaram condecorações nas provas da OBA e de lançamento de foguetes

A contagem regressiva para o lançamento de foguetes iniciou no primeiro semestre de 2023 e reflete a qualidade no ensino que fica evidenciado por meio da participação de alunos na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBGOG). Pelo menos 18 alunos ganharam premiações como Medalhas de Ouro, de Prata e de Bronze, em ambos os eventos, demonstrando que o desafio e criatividade foram reconhecidas.

A OBA tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Ela é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Aeroespacial Brasileira, com ênfase no Ensino Fundamental e Médio em todo o território nacional.

Já a MOBFOG é uma mostra experimental, que consiste na construção e lançamento, obliquamente, de foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Os alunos da rede municipal de Bento Gonçalves estão participando nos níveis 1 (1º ao 3º anos), 2 (4º e 5º anos), 3 (6º ao 9º anos) e 4 (alunos de ensino médio e superior).

O desafio instigou os alunos da EMEF Floriano Peixoto. Eles confeccionaram os foguetes em sala de aula com canudos de refrigerante, massa de modelar e papel-alumínio, conforme as orientações de regulamento da MOBFOG, como relata a diretora do educandário Michele Rodrigues dos Santos.

“Antes da execução da medição, os alunos realizaram em um dia anterior uma rodada de testes. A partir disso, modificaram aquilo que não estava adequado nos foguetes para o lançamento final. Muito deste envolvimento se deve também ao trabalho pedagógico que é desenvolvido pelas nossas professoras. Em sala de aula, as professoras Daiane Samersla do 1º ano, e Micheli Burati do 2º ano organizaram um planejamento prévio que instigou a curiosidade dos alunos sobre os foguetes através do lúdico, da contação de histórias, de vídeos e de práticas artísticas”, destaca Michele.

Além do processo de construir foguetes, o momento da decolagem traz um sentimento de ansiedade e encantamento.

“O momento da decolagem foi vibrante. As crianças ficaram muito felizes com os resultados. Assim que os foguetes alcançavam voo percebíamos a atenção das crianças, com o olhar no céu, e no local onde o foguete cairia. Todos corriam para perto, para auxiliar na medição”, relata ainda a diretora do educandário.

Após o resultado foi realizada uma pequena cerimônia na escola, com a entrega de certificados de participação a todos os estudantes, além de medalhas para aqueles que tiveram foguetes alcançando a marca prevista no regulamento. “Conversando com os medalhistas o sentimento unânime vivenciado por eles foi de alegria e felicidade”, salienta a diretora.

Já na EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz o aluno César Augusto Reginatto Cremonese e a aluna Nicole Zanatto Pellegrini, ambos do nono ano do Ensino Fundamental, ganharam Medalha de Prata pelo desempenho na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia. O aluno César também foi selecionado participar da Pré-Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024.

A diretora Andreza Ana Peruzzo ressalta que “é a primeira vez que a escola EMTI participa da Olímpiada Brasileira de Astronomia e o resultado é mais um incentivo para continuarmos desenvolvendo um trabalho de qualidade na educação.”

A professora Flávia Renata Soares destaca sobre a participação da escola EMTI na OBA.

“É importante a participação dos alunos em olimpíadas e outros projetos voltados para a pesquisa, pois os alunos podem avaliar e testar seus conhecimentos com alunos de todo o Brasil. É uma forma de se sentirem valorizados por suas aprendizagens para além do ambiente escolar. É uma oportunidade valorosa poder participar dessas atividades, as premiações, o reconhecimento e possibilidades para a vida dos alunos é grande.”

De acordo com o assessor pedagógico do Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS) da Secretaria de Educação, Luís César Minozzo, as mostras promovem um engajamento entre escola e família.

“A SMED, por meio do grupo de inovação e sustentabilidade, apoia as ações e observa que a integração entre famílias, alunos, professores e equipes diretivas foi fundamental para a realização dos lançamentos dos foguetes da MOBFOG, bem como das provas da OBA, além de fazer parte dos projetos norteadores sugeridos às escolas”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta sobre a participação nas escolas.

“Atividades como da OBA e MOBFOG, desperta nos alunos curiosidade, interesse, e faz com que busquem diferentes subsídios e possibilidades para alcançar o sucesso, através da conquista dos melhores resultados. Para isso iniciam desde cedo a construção de conhecimentos científicos pela criação, experimentação e desenvolvimento de diferentes habilidades, de forma lúdica e criativa”.

Os alunos premiados receberão oficialmente medalhas e menções honrosas no mês de outubro.

Os resultados das escolas foram informados através do sistema de aplicação da OBA/MOBFOG. Confira os premiados:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
MEDALHAS DE PRATA:
César Augusto Reginatto Cremonese  – EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz
Nicole Zanatto Pellegrini – EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz

MEDALHAS DE BRONZE:
Giovanni Paris Cardoso – EMEM Alfredo Aveline
Vitória de Borba Dalcin – EMEM Alfredo Aveline

Mostra Brasileira de Foguetes:
MEDALHAS DE OURO:
Antony Vinciguerra Favreto – EMEF Floriano Peixoto
Miguel Cobalchini dalla Chiesa – EMEF Floriano Peixoto
Joaquim Cristofoli Nardin – EMEF Floriano Peixoto
Aylla Alvez Lopes – EMEF Floriano Peixoto
Nicoly Lemes Bittencourt – EMEF Floriano Peixoto
Paola Kuffel Morini – EMEF Floriano Peixoto
Isabeli Schuck Viana – EMEF Floriano Peixoto
Gian Lucas da Silva Pinheiro – EMEF Floriano Peixoto
Vicente Stroschoen Barbosa – EMEF Santa Helena
Tayler Valgoi Flores – EMEF Santa Helena
Isabelle de Melo Catto – EMEF Santa Helena
Miguel Davi Bedin Debona – EMEF Santa Helena
Amanda Lavandoski dos Santos – EMEF Santa Helena
Cauan Civardi Kunzler – EMEF Santa Helena

error: Conteúdo Protegido