Liderado pelo CIC-BG, projeto da Junior Achievement teve nove escolas participantes neste ano. Duas empresas de Bento Gonçalves receberam troféus
Depois de uma jornada que envolveu 13 semanas de aprendizado para construir uma empresa do zero, jovens estudantes do ensino médio de nove escolas de Bento Gonçalves foram formados como miniempresários. A cerimônia de diplomação ocorreu em Caxias do Sul, no último sábado (19), marcando o encerramento de mais um importante ciclo do projeto Miniempresa.
Viabilizado em Bento Gonçalves pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o projeto da Junior Achievement objetiva desenvolver a cultura empreendedora nos jovens, construindo uma importante etapa para a preparação deles ao mercado de trabalho. Neste ano, foram formados alunos das escolas Mestre Santa Bárbara (Kima), Impulso (NatuAu), Cenecista (Dobra Aí), Sagrado Coração de Jesus (Ink Soul), Landell de Moura (Capas Paraguas), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Alma da Terra), Marista Aparecida (Entre Knots), Bom Retiro (Smile Bag) e Cecília Meireles (Aura Calm) – entre parênteses, os nomes das empresas.
Para chegar até aqui, eles receberam aulas no contraturno escolar e foram acompanhados por ‘advisers’, espécie de mentores voluntários, em quatro pilares estratégicos: finanças, marketing, recursos humanos e produção. A partir dos ensinamentos, eles desenvolveram um produto, criaram uma empresa e definiram as estratégias de comercialização e de mercado. “É muito importante que escolas e entidades se engajem neste trabalho para estimular o empreendedorismo. Assim formaremos cidadãos que impulsionam o desenvolvimento e a inovação”, analisa Ângela Cavalet Peron, que coordenou o Junior Achievement no CIC-BG.
Empresas premiadas
Além de escolas de Bento Gonçalves, o projeto Miniempresa foi desenvolvido nos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha e São Marcos, totalizando 21 educandários. Durante o evento de formação, também foram destacadas algumas das empresas dos alunos-empresários, que passaram por um processo de avaliação. Por seus desempenhos ao longo do programa, duas empresas de Bento Gonçalves receberam troféus. O Bom Retiro levou para casa o prêmio de Gestão da Produção. Já o Landell de Moura foi distinguido como Empresa Criativa. Além dela, foi premiada a ‘adviser’ Silvania Rosatto como destaque em Processo de Produção.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Ângela Peron
Vale do Taquari tem mais de 1,2 mil microempreendedores aptos a inscrição no programa MEI RS Calamidades 2
Degustação reforça qualidade dos Merlots com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos
Expoagas 2025 será apresentada no dia 4 de agosto