Estrutura do ambulatório fast-track começa ser desmontada nos próximos dias

Há dois anos, o Município criava estruturas especiais para atendimento de pacientes com sintomas gripais. A estratégia integrou as ações de combate ao coronavírus. Neste período, foram realizados cerca de 130 mil atendimentos no ambulatório fast-track (dados contabilizados no sistema a partir de abril de 2020).
Após o Ministério da Saúde anunciar o fim da emergência de saúde pública relacionada à Covid-19 no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a reorganização de fluxo na Unidade de Ponto Atendimento 24h (UPA), no bairro Botafogo, para desmobilização da estrutura específica de atendimento. “Estamos reorganizando os consultórios na UPA, para que a estrutura absorva os atendimentos. Também, com o fim da emergência em saúde pública, podemos retomar o atendimentos de sintomas leves nas unidades de saúde, o que desafoga o fluxo na UPA”, destaca a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
A estrutura deve começar a ser desmontada, neste fim de semana, dependendo das condições climáticas. E a partir da próxima segunda-feira (02), os atendimentos retornam ao fluxo normal. “É importante que as pessoas entendam que estamos realizando apenas a desmobilização da estrutura, mas seguiremos vigilantes e com os cuidados contra a covid-19. O uso de máscara nos espaços de saúde segue obrigatório, com todos os cuidados necessários”, destaca a secretária.
As unidades de saúde farão a testagem dos pacientes com sintomas respiratórios e encaminhamento para o isolamento.
Fluxo de atendimento: Sintomas leves podem procurar as unidades de saúde.
Sintomas agravados (urgência e emergência) podem procurar o Pronto Atendimento 24h Zona Norte ou UPA no bairro Botafogo.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
error: Conteúdo Protegido