Na próxima terça-feira, 5 de julho, as características que formam o potencial cultural e turístico de Garibaldi – A Capital Brasileira do Espumante, ganham destaque pelo olhar do projeto Trajetórias da Serra Gaúcha: recortes da cultura e do turismo, apresentado por Ivane Fávero – mestra em turismo, palestrante e criadora do Blog Viajante Maduro.
O projeto estreou no dia 5 de abril com novos episódios a cada terça-feira, apresentando 14 capítulos gravados em Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Prata, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, Veranópolis e Vila Flores. Os episódios poderão ser assistidos acessando o Canal do YouTube “Viajante Maduro”.
Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam para o prejuízo de mais de 15 bilhões de reais, entre março e dezembro de 2020, no setor turístico no Rio Grande do Sul. Trajetórias da Serra Gaúcha visa fomentar o setor, através da valorização da cultura, que é fundamental para o desenvolvimento do turismo e da região, pois os aspectos culturais e turísticos estão muitas vezes conectados.
“O Trajetórias nasce de um convite feito pelo Giovanni Mattiello para desenvolvermos juntos um trabalho de resgate da cultura material e imaterial da Serra Gaúcha, sob a perspectiva do turismo, aproveitando a visibilidade do Canal Viajante Maduro, muito forte no Instagram (@viajantemaduro). Além disso, beneficia as comunidades e os turistas que chegarão com informações mais embasadas sobre este precioso território. Foi um privilégio estar nestes municípios da Região Uva e Vinho – Serra Gaúcha, conversar com estas pessoas e visualizar este rico patrimônio. Queremos dividir isso com todos os interessados, por meio dos vídeos”, destaca Ivane.
O conteúdo é inédito a cada semana e gratuito ao público. O financiamento é do PRÓ-CULTURA – Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Cooperativa Vinícola Garibaldi e Casttini Móveis.
Sobre a Serra Gaúcha
A história da Serra Gaúcha é marcada pela miscigenação entre ameríndios, negros e europeus. Durante dois séculos e meio, o que hoje é o Rio Grande do Sul pertenceu à Coroa espanhola por determinação do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o Novo Mundo entre Espanha e Portugal em 1494. Posteriormente, o território gaúcho passou a Portugal, deixando rastros de uma época em que eram comuns latifúndios quilométricos, denominados Sesmarias.
Segundo o IBGE, entre 1824 e 1972, cerca de 260 mil alemães entraram no Brasil. Com a unificação italiana em 1871, a emigração tornou-se um fenômeno social na Itália. Entre 1884 e 1893, 510.533 italianos vieram para o país.
O turismo da Serra Gaúcha possui características únicas devido às trocas culturais, geografia e clima. Toda essa riqueza é apresentada por Ivane no Trajetórias.
O setor vitivinícola, por exemplo, movimenta anualmente, em média, R$ 3 bilhões, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do estado.
Episódios:
05/04 – Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves;
12/04 – Flores da Cunha;
19/04 – Nova Prata;
26/04 – Protásio Alves;
03/05 – Garibaldi – Centro Histórico;
10/05 – Antônio Prado;
17/05 – Monte Belo do Sul;
24/05 – Santa Tereza;
31/05 – Carlos Barbosa;
07/06 – Maria Fumaça – Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa;
14/06 – Pinto Bandeira;
21/06 – Veranópolis;
28/06 – Vila Flores;
05/07 – Garibaldi: A Capital Brasileira do Espumante
Acompanhe a série pelas redes sociais:
Youtube: Viajante Maduro
Instagram: @viajantemaduro
Facebook.com/viajantemaduro
Blog: viajantemaduro.com.br
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves