O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), anunciou a abertura de adesão de municípios ao Programa Mãe Gaúcha, que distribui kits com itens essenciais para recém-nascidos. O edital foi publicado no site da Sedes, e as prefeituras interessadas já podem se inscrever.
O programa, voltado à primeira infância, é direcionado a gestantes em situação de vulnerabilidade social. A distribuição dos kits aos municípios é baseada no número de gestantes a partir da 28ª semana de gestação que estão cadastradas no Cadastro Único e que recebem benefícios como o Bolsa Família.
O número de kits disponibilizados será informado pelo Departamento de Atenção à Primeira Infância, que divulgará as informações no site da Sedes.
Para participar, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente da documentação necessária, para o e-mail designado no edital.
“A iniciativa reforça o compromisso do governo gaúcho com a promoção do bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados necessários desde os primeiros dias de vida”, destaca o titular da Sedes, Beto Fantinel.
Sobre o programa
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes em situação de vulnerabilidade social dos municípios que aderem ao edital do programa. Cada kit foi composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.
Compete às prefeituras participantes a entrega dos kits diretamente às beneficiárias. Na sua primeira edição, a iniciativa distribui 24,7 mil unidades.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Felipe Borges/Secom
Fonte e foto: Governo RS
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária