Nove escolas do Vale do Taquari serão beneficiadas com R$ 2 milhões que serão aplicados pelo governo estadual na substituição de mobiliários danificados ou levados pelas enchentes. O anúncio foi feito pelo vice-governador Gabriel Souza durante coletiva realizada no fim da tarde de quarta-feira (13/9).
“Hoje autorizamos o investimento de recursos na compra de mobiliário para reposição dos que foram danificados durante as inundações. Uma empresa de Lajeado será a fornecedora dos itens. Faremos uma visita técnica para avaliarmos quanto tempo será necessário para que ela nos entregue o pedido e para que possamos rapidamente fornecer os móveis às escolas”, detalhou Gabriel.
As nove escolas beneficiadas estão localizadas em sete diferentes municípios. São elas: Colégio Presidente General Castelo Branco e Escola Estadual Fernandes Vieira (Lajeado); Escola Pe. Domenico Vicentini e Escola Antonio de Conto (Encantado); Escola General Souza Doca (Muçum); Escola Pe. Fernando (Roca Sales); Escola Mariante (Venâncio Aires); Escola Pe. Vicente Rodrigues (Santa Tereza); e Escola Moinhos (Estrela).
A avaliação estrutural e o desenvolvimento de projetos para a recuperação das instituições de ensino estão sendo conduzidos por técnicos da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria de Obras Públicas (SOP).
Retomada de aulas
Até quinta-feira (14/9), sete escolas de três municípios já retomaram as atividades. Na terça-feira (12/9), houve o retorno das aulas na Escola de Ensino Médio Colinas, em Colinas, ao passo que na quarta-feira (13/9), foi a vez do Instituto Estadual Estrela da Manhã, em Estrela, receber novamente seus 219 estudantes.
Em Encantado, as seguintes escolas reiniciaram as atividades nesta quinta-feira pela manhã: Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini (771 alunos), Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim do Trabalhador (88 alunos), Escola Estadual de Ensino Fundamental Agostinho Costi (69 alunos) e Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos (254 alunos).
A Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, em Venâncio, iniciou um processo de retorno gradual dos alunos às aulas. Instituições que tiveram seus prédios gravemente afetados pela elevação das águas estão se preparando para oferecer atendimento temporário aos alunos em locais como os campi da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e de instituições privadas parceiras.
Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom
Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor