O novo decreto publicado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (14/12) garante a ampliação do horário de atendimento do comércio para o Natal. A medida atende a uma solicitação da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), em conjunto com o Sindilojas Porto Alegre, a CDL Porto Alegre e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, feita na última quinta-feira (10/12), em reunião on-line com o coordenador do Gabinete de Crise do Estado e Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luiz Lamb, e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni. O horário limite para ingresso do público nas lojas passa das 20h para as 22h, com fechamento obrigatório às 23h. O decreto determina também que haja horário preferencial para grupo de risco. A medida é válida para todos os municípios que puderem atuar nos protocolos instituídos pela bandeira vermelha.
A preocupação das entidades quanto ao limite de horário era a possibilidade de aglomerações, devido ao aumento de demanda tradicional do período. Em pesquisa recente com consumidores de todo o estado, a Fecomércio-RS inferiu que mais de 70% das pessoas pretende realizar suas compras de Natal com antecedência menor do que duas semanas. Além do hábito tradicional de deixar a compra de presentes para a última hora, também devem ser levadas em consideração a imprevisibilidade e a dificuldade de planejamento que marcam o ano de 2020. Dessa forma, a ampliação permite mais possibilidades para a população evitar aglomerações e realizarem de forma segura as compras para a data festiva.
O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, defende que a medida é necessária para não aumentar os prejuízos sofridos pelo setor ao longo do ano, o que resultou no fechamento de empresas e de postos de trabalho. “Com a ampliação do funcionamento, estima-se que as empresas minimizem parte das perdas acumuladas em 2020 por conta da pandemia. O comércio está extremamente comprometido com os protocolos de segurança, pois tem o maior interesse em proteger as pessoas e contribuir para o não agravamento da pandemia”, afirma.
Fonte: Fecomércio-RS
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES