Estado aceita recurso e Serra se mantém na bandeira laranja

Pela segunda semana consecutiva, e pela sétima vez desde que foi adotado o modelo de bandeiras no distanciamento controlado, a região da Serra Gaúcha, teve seu recurso deferido pelo governo do estado e permanece ao menos mais uma semana na bandeira de cor laranja, de risco médio para a disseminação do coronavírus.

Classificada preliminarmente na bandeira vermelha, na última sexta-feira, a região se mobilizou rapidamente, na elaboração de recurso por parte do Observatório da Saúde (OBSAÚDE), Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), a qual foi entregue e analisada pelo comitê de crise do governo, com sucesso mais uma vez.

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, o governo anunciou a classificação definitiva da 29ª rodada do Distanciamento Controlado, a qual oito regiões ficaram, em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). O Gabinete de Crise deferiu, cinco pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais. Os pedidos de reconsideração das regiões Covid de Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul (Serra), Porto Alegre e Lajeado foram acatados pelo Gabinete de Crise. Por isso, permanecem em bandeira laranja nesta semana.

Na região de Caxias do Sul, os indicadores são similares aos de outras semanas, apesar do aumento significativo desta semana. Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 23%, de 111 para 137. A elevação mais forte nesta semana ainda está abaixo dos níveis vistos nos momentos em que a região esteve em bandeira vermelha por largo período.

Central de Jornalismo Difusora com informações do Governo do Estado

error: Conteúdo Protegido