O dia 29 de fevereiro é um dia pra lá de especial, já que ele só aparece no calendário a cada quatro anos, e foi nesta data, no ano de 2004, que o Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos foi inaugurado. Nesta matéria, nós separamos alguns dos momentos mais especiais do Esportivo em seu estádio nessas duas décadas.
O Jogo de inauguração:
O jogo que inaugurou a nova casa do alviazul, foi uma partida entre Esportivo x Pelotas, válida pelo Gauchão de 2004, o confronto, disputado em 29/02/2004, um Domingo, reuniu 4.029 pessoas na Montanha. Carlos Eugênio Simon foi o árbitro naquela ocasião. Em campo, o Esportivo venceu por 2×0, o atacante Ernestina abriu o placar aos 16 minutos de jogo, se tornando o autor do primeiro gol da história do estádio, logo em seguida, aos 17 minutos, o atacante Fabinho anotou o segundo gol do Esportivo, que administrou o resultado até o final da partida, confirmando a vitória na inauguração do novo estádio.
ESCALAÇÃO DO ESPORTIVO: Nivaldo; Tito, Eder, Larentis, Fábio Braz e Jal; Evanor, Caio (Ronaldo Bagé), Joel Cavalo e Ernestina (D’Angelo); Marcelo Silva (Aurélio) e Fabinho. TEC: Guilherme Macuglia.
Primeira competição nacional do Esportivo no novo estádio:
A primeira competição nacional que o Esportivo disputou na Montanha dos Vinhedos foi a Série C do Brasileirão de 2004, onde o alviazul disputou os seguintes jogos:
Esportivo 2×4 CA Lages-SC (01/08/2004)
G: Maikel (2) / Rodrigo Gasolina (2) e Eraldo (2).
Esportivo 3×0 Novo Hamburgo (15/08/2004)
G: Fernando Gaúcho (2) e Tito.
Esportivo 2×2 Canoas / Ulbra (29/08/2004)
G: Marciel e D’Angelo / Emerson e Jéferson.
2019 – Acesso no ano do centenário.
Se tem um jogo que personifica o ressurgimento do Esportivo, esse jogo é o empate contra o Guarani-VA pelas semifinais da Divisão de Acesso de 2019, foi essa a partida que confirmou o retorno do Esportivo a elite do futebol gaúcho após anos turbulentos, e tudo se torna mais especial graças ao fato desse acesso ter sido conquistado no ano que o Clube Esportivo completou 100 anos de sua fundação.
2020 – Campeão Gaúcho do interior.
O retorno à elite não poderia ter sido melhor para o Clube Esportivo, uma campanha espetacular no Campeonato Gaúcho de 2020, onde o clube não perdeu nenhum jogo dentro da Montanha dos Vinhedos e foi coroado com o título gaúcho do interior, taça que o clube não levantava desde 1987. A quarta colocação geral no campeonato, atrás apenas de Grêmio, Caxias e Internacional, rendeu ao Esportivo uma vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2021.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Clube Esportivo
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves