A Administração Municipal de Carlos Barbosa recebeu autorização da Secretaria Especial da Cultura para execução da obra de requalificação da antiga Estação Férrea.
O processo iniciou em 2018, quando arquitetos barbosenses debateram e apresentaram propostas para utilização do espaço. Em seguida, a Administração Municipal contratou uma empresa para realizar a captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura e executar a obra.
Após período de adequações entre o então Ministério da Cultura – hoje Secretaria Especial da Cultura, subordinada ao Ministério do Turismo –, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e empresa Guilda do Centro Histórico de Porto Alegre, a homologação da proposta foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de abril e a liberação dos recursos captados junto a empresas deu-se há poucos dias.
O prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras. Após melhorias na estrutura geral e aquisição de mobiliário, a antiga Estação Férrea deve servir à comunidade com auditório e espaço multiuso para atividades artísticas e culturais.
“É uma obra fundamental para Carlos Barbosa, pois diz respeito ao nosso principal patrimônio histórico, localizado no coração geográfico e afetivo da cidade. Além de preservarmos a história, vamos superar um déficit de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de nossa cultura”, diz Eliseu Demari, diretor-presidente da Proarte, órgão que executa a política cultural do Município.
A Fundação de Cultura e Arte – Proarte alerta a pais e responsáveis que mantenham atenção redobrada sobre as crianças que utilizam o parquinho infantil vizinho à Estação Férrea durante o período da obra.
Fonte e foto: Prefeitura de Carlos Barbosa
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves