Um dos ícones locais, a Estação Férrea de Garibaldi foi inaugurada em 7 de setembro de 1918, completando 100 anos na última quinta-feira. O trecho ligou a cidade a Carlos Barbosa e, no ano seguinte, a malha ferroviária chegou a Bento Gonçalves.
O conjunto arquitetônico da Estação funcionou com o transporte de passageiros até meados de 1970. Desde 1992, integra o roteiro da Maria Fumaça – Trem do Vinho, com apresentações artísticas de música italiana e gaúcha, além de degustações de vinho, espumantes e suco de uva. O passeio, operado pela Giordani Turismo, é dos destaques turísticos da Serra Gaúcha, transportando cerca de 300 mil pessoas por ano durante os 23 quilômetros do percurso, além de manter viva e preservada a cultura ferroviária. Para a comunidade garibaldense, a Estação é um atrativo muito visitado e apreciado para a prática de esportes, como caminhadas e corridas.
Cenário de diversas produções audiovisuais, a Estação Férrea também integra a Rota Cinematográfica “Garibaldi: uma cidade de cinema”, lançada recentemente. Um dos grandes destaques foi o recente “O Filme da Minha Vida”, dirigido e estrelado por Selton Mello. No longa, o local e a Maria Fumaça aparecem em diversos momentos conduzindo os personagens em suas viagens entre os municípios fictícios de Remanso e Frontera.
Para o secretário Paulo Salvi, o centenário da Estação demonstra a importância de preservar a história. “O local foi extremamente importante no desenvolvimento da nossa região e hoje, com a Maria Fumaça, continua a encantar moradores e visitantes contando nossas origens e enaltecendo nossos costumes”, enfatiza.
Fonte e foto: Prefeitura de Garibaldi
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana