Atividades são oriundas de contrapartidas de projeto premiados no Fundo Municipal de Cultura
Como parte da programação do Agosto Lilás em Bento Gonçalves, duas esquetes teatrais irão circular por diferentes regiões do município, abordando temas do universo feminino com humor, sensibilidade e reflexão. A campanha é uma realização da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), da Coordenadoria da Mulher e do Centro REVIVI, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura.
As apresentações são oriundas de projetos premiados com o valor de R$ 5 mil pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio do Edital Circularte, de 2023, e reforçam o papel da cultura como ferramenta de transformação social e ampliação de consciência. As esquetes serão apresentadas no dia 5 de agosto, no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos; no dia 23 de agosto, em Faria Lemos; no dia 27 de agosto, no Centro Cultural de Tuiuty; e no dia 28 de agosto, no Distrito de São Pedro, sempre a partir das 13h30min.
A esquete “Um Jantar Romântico”, de Mônica Blume, apresenta a palhaça Enólifa Polenta em preparativos minuciosos para receber uma visita especial. O que parece ser apenas um jantar qualquer, se revela uma cena cheia de significados, onde são abordadas, de forma leve e divertida, questões como relações amorosas, vínculos familiares, traição e solidão.
Já “Dor de Cabeça”, de Marina Tronco Martins da Silva, mostra o crescente desespero da palhaça Roseta Margarida ao lidar com suas dores de cabeça. Em uma performance tragicômica, ela testa diferentes técnicas populares de alívio e termina sua jornada de forma surpreendente, envolvendo sua inseparável companheira planta, Elizabete V. Roseta Margarida. Com pouquíssimas palavras, a esquete convida o público ao riso e à identificação, tocando em dores e cotidianos compartilhados por todos.
Após cada apresentação, acontece uma roda de conversa conduzida por Patrícia Da Rold, coordenadora do Centro REVIVI, com participação das próprias proponentes, criando espaços de escuta e acolhimento sobre temas relacionados ao autocuidado, autoestima e enfrentamento à violência contra a mulher.
O secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, destaca a importância do financiamento público à cultura:
“É gratificante ver projetos culturais sendo realizados com recursos do Fundo Municipal de Cultura e chegando a públicos diversos. A arte tem essa capacidade de tocar, de conectar e de provocar mudanças. Quando ela se alinha a campanhas como o Agosto Lilás, seu alcance se torna ainda mais significativo. Bento Gonçalves só tem a ganhar com essa integração entre cultura, cidadania e direitos humanos.”
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Rádio Difusora realiza a premiação do vencedor da campanha “Heróis da Estrada e da Terra”
Estado paga mais um lote de beneficiários do Programa Volta por Cima
Governador participa da formatura de novos soldados e entrega viaturas à Brigada Militar