Desde a última quinta-feira, 9, iniciou o processo de revitalização das esquadrias do Museu do Imigrante. O serviço tem previsão de durar em torno de 60 dias e contempla as 31 janelas e a porta de entrada do prédio histórico, que está seguindo o mesmo protocolo utilizado à época do restauro.
As empresas que estão realizando o trabalho são a Cavallet Esquadrias e a Poletto Construtora. De acordo com o artesão, o processo é diferente do feito na época do restauro: “que visava exaltar a natureza da peça e originalidade, respeitando as suas qualidades arquitetônicas italianas. Agora, estamos num contexto de revitalização o qual requer outras técnicas para melhorar a sua conservação”, ressalta o artesão Cassiano Cavalett.
O procedimento para pintura das esquadrias de madeira da parte externa seguirá as etapas: retirada dos caixilhos e transporte para a marcenaria; lixamento das peças de madeira até a ausência total de resíduos de pintura; vedação das frestas e rachaduras que existirem; aplicação de lixa fina; remoção do pó; aplicação de uma demão de fundo poliuretano; aplicação com pistola em local fechado e isento de impurezas; secagem em local fechado e isento de impurezas; aplicação de uma demão de tinta poliuretano na cor Pantone 469 (mesma cor existente nas esquadrias à época do restauro); aplicação com pistola em local fechado e isento de impurezas.
Todas as ferragens deverão ser desmontadas ou isoladas com fita crepe. Já os vidros deverão ser isolados com papel e fita crepe. Havendo necessidade de ajustes nas ferragens, estas serão realizadas durante o processo de pintura. Os marcos terão sua pintura realizada no local, sem a necessidade da retirada dos mesmos.
Evandro Soares, secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, salienta que “a iniciativa é de extrema importância para que a instituição permaneça com o bom estado estrutural e continue a ser um local de debates, salvaguarda e construção das memórias da cidade”.
A atividade está sendo realizada com os devidos procedimentos de proteção ao COVID-19.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/Museu do Imigrante
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha