Legislação é mais uma forma de valorizar a identidade do Município
A Lei Municipal nº 5.559, de 16 de agosto de 2022, institui o Espumante e o Sabre como objetos-símbolos de Garibaldi. A legislação é mais uma forma de valorizar a identidade local.
Garibaldi é a Capital Brasileira do Espumante devido ao pioneirismo na elaboração da bebida. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro em solo garibaldense, aos dias de hoje, a cidade vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país. A Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp) celebrará o produto símbolo de 6 a 30 de outubro.
Quem visita Garibaldi também pode conhecer a Rota dos Espumantes, que contempla empresas de pequeno e médio porte e permite conhecer e acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.
O Município figura no Guinnes Book em virtude do maior sabrage já realizado – o recorde ocorreu na Fenachamp. Garibaldi detém, ainda, a marca de maior taça de espumante do mundo. Conhecida como supertaça, o objeto possui 2 metros e 19 centímetros de altura, 33 quilos e a capacidade para cerca de 140 litros de espumante.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves