Elevador facilita acesso de pessoas com necessidades especiais de mobilidade
Casa do alviazul, o Estádio Montanha dos Vinhedos está certificado com o selo ‘Rumo a Acessibilidade’ – que comprova as melhorias aplicadas em infraestrutura e, principalmente, a disposição do clube em continuar promovendo avanços que garantam plenas condições de acesso a pessoas com necessidades especiais de locomoção. A entrega do atestado ocorreu na tarde de domingo (28), quando houve a apresentação oficial do elevador instalado no prédio.
O equipamento está instalado junto à administração, conectando o primeiro andar ao último pavimento, com acesso às cadeiras e cabines de imprensa. No segundo anel, também acessado por meio do elevador, há uma área reservada para que cadeirantes e pessoas com deficiência possam assistir às partidas. “Essa importante melhoria é fruto do investimento de recursos públicos, beneficiando toda a comunidade e aproximando cada vez mais o clube de sua torcida. No ano em que o Esportivo completa seu centenário, antecipamos mais esse presente a sociedade”, diz o presidente do clube, Anderson Zanella.
A obra de instalação do elevador foi viabilizada com recursos públicos pleiteados junto ao Governo Federal, a fim de tornar a Montanha dos Vinhedos um dos possíveis estádios do tipo subsede, campo base de treinamentos para a Copa do Mundo. A conquista das verbas tornou possível a concretização desse legado, que agora beneficia a comunidade e, principalmente, mostra o compromisso de Bento Gonçalves com a sociedade. “Desde 2004, quando o estádio foi erguido, as políticas de inclusão social mudaram muito. É importante entender o esforço e sensibilidade da atual direção do clube ao promover essa melhoria”, avalia o prefeito Guilherme Pasin.
Fornecido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o selo é um passo importante na caminhada do clube rumo a acessibilidade plena do estádio. “Hoje, há apenas três pontos na cidade com este selo. Felizmente, a sociedade está começando a enxergar a parcela da população que apresenta deficiências e zelar pelo atendimento de suas necessidades. Esses investimentos beneficiam, também, outros grupos da comunidade, como pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes. Todos ganham”, explica o presidente do COMUDEF, Bruno Soares.
Em Bento Gonçalves, há cerca de 5,5 mil pessoas cadastradas no COMUDEF – mas o número de indivíduos com deficiência na cidade é maior – o último censo do IBGE estima que sejam 15 mil. No Rio Grande do Sul, estima-se que haja 22 mil cadeirantes.
Fonte e foto:Exata Comunicação
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação