Time de Bento fez 1 x 0 ainda no primeiro tempo e segurou o resultado até o final da partida disputada na tarde deste sábado no Montanha dos Vinhedos
O Clube Esportivo Bento Gonçalves conquistou três pontos importantes ao bater por 1 a 0 a equipe do Tupi, de Crissiumal, em jogo realizado no Montanha dos Vinhedos na tarde deste sábado (07). O gol foi marcado pelo zagueiro Wagner ainda no primeiro tempo e, com o resultado, o alviazul encerrou o turno na liderança da Chave A do Campeonato Gaúcho Série A2 (divisão de Acesso) com 12 pontos. O time tem um jogo a mais que seus adversários diretos na disputa pelas quatro primeiras colocações: Glória (Vacaria), Gaúcho (Passo Fundo) e VEC (Veranópolis), todos com partidas marcadas para este domingo, 8, no fechamento da rodada.
O time comandado pelo auxiliar técnico Everson Aguiar (o técnico Carlos Moraes foi suspenso depois do jogo contra o Gaúcho, em Passo Fundo) contou com o retorno do atacante Marcos Paulo que havia participado apenas da partida de estreia, contra o Farroupilha, nas Castanheiras, quando foi substituído por lesão. O Esportivo iniciou a partida com melhor posicionamento em campo e mais tempo de posse de bola. Tanto que logo aos 8 minutos João Felipe chegou a mandar a bola para as redes do Tupi, depois de receber de Iury. O árbitro viu impedimento e anulou o gol.
LIDERANÇA
O Esportivo torce agora por um tropeço do Glória (Vacaria) na tarde deste domingo em Farroupilha, contra o Brasil, e do Veranópolis que enfrenta em casa o Cruzeiro (Cachoeirinha) também neste Dia das Mães, às 15h30min. Como em Passo Fundo a partida é um clássico, entre Passo Fundo e Gaúcho, o time de Bento espera por um empate para se manter na liderança da chave A, para confirmar a classificação às quartas de final no returno que começa sábado, dia 14, justamente contra o Tupi.
PRIMEIRO TEMPO
1 min – Logo no início da partida o Esportivo se jogou no ataque e por pouco não furou o bloqueio do Tupi.
2 min – Primeira falta do jogo, sobre o jogador Ceará, do Esportivo. Wallacer cobra na área mas a bola acaba saindo pela linha de fundo.
5 min – Outra falta sobre Ceará, na saída da área do Esportivo.
8 min – O Esportivo invade a área do time visitante e depois de boa troca de bola entre Iury e João Felipe, este acaba fazendo um golaço, sem chances de defesa para o goleiro rubro. O juiz marca impedimento e anula o que seria o primeiro gol do time da casa.
11 min – Wallacer cobra falta pela direita de ataque e, na sobra, João Felipe bate com força sobre o gol adversário.
14 min- Goleiro do Tupi faz grande defesa após chute de Wallacer cobrando falta do canto esquerdo da área.
16 min – Marcos Paulo é derrubado na entrada da grande área do Tupi.
18 min – Depois de dois minutos de paralisação Iury cobra a falta e a bola bate na barreira, sem risco ao adversário.
22 min – Esportivo continua dominando a partida e levando perigo à área do visitante em rápidos contra-ataques.
25 min – Valdeir cobra falta para o Tupi e a bola vai para a área do goleiro Copetti. Juiz para o jogo marcando impedimento do ataque.
29 min – Grande chance para o Esportivo. Marcos Paulo bate e o goleiro Robinho faz grande defesa. No rebote Wallacer insiste, e novamente o goleiro evita o gol do time da casa.
31 min – Escanteio para o Esportivo. Iury cobra pelo lado esquerdo de ataque do alviazul e acha Wagner entrando livre na pequena área. O número 4 mete um “testaço” e faz o único gol da partida.
39 min – Falta a favor do Tupi. Bunetto cobra na área e Wallacer intercepta, colocando João Felipe para correr. A bola para na zaga da equipe de Crissiumal.
41 min – Ataque do Tupi, A bola cruza pela frente do gol de Ciopetti e sai pela linha de fundos, à direita da meta do Esportivo.
48 min – Árbitro apita o fim do primeiro tempo e o time do Esportivo vai para o vestiário já na liderança, mesmo que temporária, da chave.
SEGUNDO TEMPO
16h08min – Equipes retornam a campo e Tupi tem duas alterações. Índio entra no lugar do capitão Chagas, e Célio entra no lugar do atacante Rodrigo.
4 min – As mudanças do técnico Wanderson Pereira surtiram efeito e o Tupi ameaça o gol do Esportivo pela primeira vez na etapa complementar.
5 min – Tupi insiste, Valdeir em cobrança de falta chuta forte e a bola tira tinta do poste esquerdo da goleira de Copetti.
7 min – Bunetto faz falta dura em cima de Fabrício, do Esportivo, no meio de campo.
12 min – O Tupi continua gostando do jogo e o Esportivo recua. Bunetto obriga o goleiro Copetti a fazer grande defesa para evitar o gol visitante.
15 min – João Neto, do Tupi, literalmente atropela o jogador Iury que sai na maca. Ele ainda resiste e volta a campo, mas acaba sendo substituído por Carlos Magno cerca de 10 minutos depois.
17 min – Na cobrança da falta João Pedro, que recém havia entrado no lugar do atacante Marcos Paulo, cabeceou na pequena área e Wagner escorou para a bola entrar no canto esquerdo. O goleiro Robinho fez outra grande defesa evitando que a bola cruzasse a linha.
20 min – Troco do Tupi. Célio invade a pequena área e obriga Copetti a fazer o seu milagre da tarde.
30 min – Ceará é derrubado e o árbitro marca falta para o Esportivo na entrada da grande área defendida pelo Tupi. Wallacer bate na barreira e a bola sai para escanteio.
33 min – Cris Magno põe o Esportivo de novo no ataque. A bola para na zaga do Tupi.
35 min – Depois de um bate-rebate na grande área do Esportivo, os jogadores do Tupi se jogam sobre o árbitro pedindo pênalti. O juiz Fernando Luis Bertin não dá a penalidade e expulsa Charles, do Tupi, por reclamação. Ele já tinha um cartão amarelo por falta violenta.
46 min – Já na prorrogação o Esportivo tem a última chance de ampliar o placar. Cris Magno achou João Pedro mas não levou perigo ao gol adversário.
49 min – Juiz encerra a partida e o Esportivo foi dormir o sábado na liderança da Chave A.
ARBITRAGEM
Juiz Fernando Luis Bertin, auxiliado por Marcelo Luis Krindges, Ronei Zwirtes e Felipe Ferreira da Silva.
JOGARAM
Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Márcio, Cleiton, Wagner, Chicão, Iury (Carlos Magno), Fabrício (Hippolito), Ceará, Marcos Paulo (João Pedro), Wallacer (Miguel) e João Felipe. Técnico: Everson Aguiar
Tupi Futebol Clube – Robinho, Hiago, João Neto, Wendell, Gandon (Lucio), Bunetto, Chagas (Índio), Charles, Alex, Valdeir (Liedson) e Rodrigo (Célio). Técnico: Vanderson Pereira
A RODADA
SÁB, 7/5 – MONTANHA DOS VINHEDOS
Esportivo (Bento Gonçalves) 1 X 0 Tupi (Crissiumal)
DOM, 8/5 – 15h – ANTÔNIO DAVID FARINA
Vec (Veranópolis) X Cruzeiro (Cachoeirinha)
DOM, 8/5 – 15h – ARENA BSBIOS
Gaúcho (Passo Fundo) X Passo Fundo
DOM, 8/5 -15h30min – CASTANHEIRAS
Brasil (Farroupilha) X Glória (Vacaria)
CLASSIFICAÇÃO
Posição PG J V E D SG
1º Esportivo (Bento Gonçalves) 12 7 3 3 1 2
2º Glória (Vacaria) 10 6 2 4 0 4
3º Gaúcho (Passo Fundo) 10 6 2 4 0 3
4º VEC (Veranópolis) 9 6 3 0 3 -1
5º Passo Fundo (Passo Fundo) 9 6 2 3 1 3
6º Tupi (Crissiumal) 5 7 0 5 2 -2
7º Cruzeiro (Cachoeirinha) 4 6 0 4 2 -4
8º Brasil (Farroupilha) 3 6 0 3 3 -5
Wagner, número 4 às costas, é abraçado pelo zagueiro Chicão depois de marcar o gol que deu a liderança da chave ao Esportivo
Fotos: Enio Bianchetti
Texto: Exata Comunicação
Anfíbios exóticos ameaçados de extinção são encontrados em restaurante na zona Sul de Porto Alegre
Programas de mestrado na UCS Bento oferecem novas oportunidades para inscrição
Maio tem saldo positivo de empregos em Bento Gonçalves