Atletas da base vão treinar também nos campos das comunidades do interior de Bento
Em um movimento estratégico para consolidar sua missão de formar jovens atletas e cidadãos, o Clube Esportivo tem investido em parcerias com comunidades locais, transformando a relação com os bairros em um pilar essencial para o desenvolvimento das categorias de base. A iniciativa, que combina infraestrutura compartilhada e apoio mútuo, ganhou destaque na noite desta quarta-feira, 3 de abril, durante um jantar de confraternização que reuniu representantes de oito comunidades: Eulália, Faria Lemos, Paulina, Canarinho, Grêmio Tuiuty, 40 da Leopoldina, São Pedro e Sertorina.
A ação, segundo o presidente do Esportivo Marcos Fracalossi, é parte de uma estratégia para garantir estrutura e condições necessárias à formação de jovens talentos. “Essa aliança não é apenas sobre empréstimo de espaços. É sobre construir um ciclo de apoio mútuo. As comunidades nos ajudam a treinar nossos atletas e, em troca, oferecemos suporte técnico, materiais e a perspectiva de um futuro melhor através do esporte. São mais de 200 jovens nas escolinhas hoje, distribuídos em categorias do sub-5 ao sub-20, e pelo menos sete deles já estão prontos para integrar o time profissional. Isso só é possível porque estamos todos trabalhando na mesma direção”, afirma.
O diretor das categorias de base do Esportivo, Basílio Vivan, considera que ações como essa fortalecem consideravelmente o que o Clube representa para Bento Gonçalves e região. “Não somos uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), não somos um clube particular – somos um clube que pertence à toda a comunidade. Buscamos integrar cada vez mais as comunidades para que possamos juntos mostrar a força do esporte em nossa cidade. Por isso, todo o apoio que recebemos do poder público e comunidades é fundamental para esses jovens que fazem parte das nossas categorias de base”, acrescenta.
Representantes do poder público também estiveram presentes. Eduardo Viríssimo, secretário do Esporte e Desenvolvimento Social do município, comemorou a parceria entre o Clube e as comunidades do interior. “O Esportivo abre portas para uma nova vida a esses jovens, promovendo seu desenvolvimento pessoal e social por meio da prática regular de atividades físicas. Estamos sempre prontos para oferecer o suporte necessário, transformando desafios em oportunidades”. Já o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou o papel social do esporte na transformação de vidas. “Quando unimos forças entre poder público, clubes e comunidades, criamos oportunidades reais. O esporte educa, disciplina e abre portas. Ver projetos como esse, que priorizam a formação de cidadãos e atletas, é motivo de orgulho para todos nós”, declarou.
Além de reforçar os vínculos locais, o Clube Esportivo prepara-se para uma temporada intensa em 2025, com participação em competições como o Gauchão FGF, Noligafi, Regional, Liga Serrana, Copa Cresol, Torneios Internos e Copa Suvalan, entre outras. O calendário exigente reflete a ambição de consolidar não apenas um time competitivo, mas um projeto de base sustentável.
Para as comunidades envolvidas, a parceria representa mais do que acesso a estrutura esportiva: é a chance de ver seus espaços ganharem vida com o movimento de crianças e adolescentes, muitos dos quais encontram no clube uma segunda casa. “Sabemos que cada chuteira emprestada, cada treino realizado aqui, é um passo para tirar um jovem da ociosidade e mostrar que o futuro pode ser construído com paixão e trabalho em equipe”, completa Fracalossi.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Divulgação
Diocese de Caxias do Sul cria canal “Stella Comunica” para facilitar envio de notícias pelo WhatsApp
Parlamento gaúcho lança campanha Valores que Ficam nesta terça-feira, dia 8
Governo abre inscrições para 5 mil vagas do programa Universitário do Amanhã