A Serra Gaúcha é uma região muito peculiar do Brasil. É por aqui que se cultiva o vinho e o trabalho, mas também é aqui que a neblina costuma acompanhar os cidadãos. Calhou que a decisão entre Esportivo e Santo André, pela Série D do Campeonato Brasileiro, caísse no dia 18 de setembro de 2021. Nesse dia, Diadema virou Bento Gonçalves. Em uma Arena Inamar comandada pela neblina, tão amiga dos bentogonçalvenses, o Alviazul conseguiu uma classificação histórica. Venceu o time da casa por 1 a 0 e avançou à terceira fase ao converter todas as cobranças de pênaltis e ver o goleiro Otávio Passos se consagrar com uma defesa.
O primeiro tempo foi marcado pela inteligência do Esportivo. Após estudar o comportamento do adversário, a equipe da Montanha dos Vinhedos entendeu que pelo alto era uma possibilidade de abrir o placar. Antes disso, Batista havia tentado um belo chute, ainda da linha intermediária, e a bola acabou passando rente à trave esquerda. Depois, aos 18, Cafú conseguiu ótimo cruzamento que por pouco não encontrou a cabeça de Afonso. Aos 21, chegada semelhante, dessa vez em cruzamento de Renan. Afonso, novamente, quase conseguiu a conclusão. Aos 33, aquela que parecia ser a melhor chance do Esportivo foi registrada após confusão na área. Quando o Alviazul já havia tentado dois chutes ao gol, o árbitro marcou o impedimento.
No momento em que o empate parecia o resultado mais provável ao final do primeiro tempo, todas as chances desperdiçadas, tanto no primeiro quanto no segundo jogo, calharam para que Batista abrisse o placar. Laílson conseguiu mais um bom cruzamento e a zaga do Santo André afastou. No rebote, Batista cabeceou para o fundo das redes do goleiro Fabrício Araújo. 1 a 0 e a vantagem dos donos da casa desaparecia na neblina.
No segundo tempo, falou mais alto o estudo.
Sabendo que o resultado levava para os pênaltis, Esportivo e Santo André preferiram não se arriscar. O Alviazul tentou ainda chegar em chutes de fora da área, mas viu o goleiro Otávio Passos se tornar o herói para manter a equipe viva. Aos 39 minutos, o Santo André cobrou escanteio venenoso, fechadinho, em direção ao gol. O arqueiro estava atento, porém, e conseguiu afastar. Com isso, restou a emoção das penalidades.
Era um sinal. Um sinal de que Otávio Passos conduziria o Esportivo para a histórica classificação. O goleiro tirou a pressão das costas dos companheiros ao defender logo a primeira cobrança do Santo André. Daí pra frente, ninguém mais errou. Com muita competência, os jogadores do Alviazul souberam aproveitar a vantagem e converteram todos os pênaltis. Resultado? Esportivo nas oitavas da Série D 2021
Fonte e fotos: Clube Esportivo Bento Gonçalves
(KPJ)
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril