Diante da paralização do Gauchão 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, as equipes participantes encararam uma dura realidade: manter o quadro de atletas, comissão técnica e funcionários em dia sem saber como será o futuro da competição. Em meio às incertezas, o Clube Esportivo Bento Gonçalves buscou formas de amenizar as consequências da parada obrigatória e encontrou uma alternativa alinhada às possibilidades da diretoria e ao anseio do grupo de jogadores.
Ambas as partes acordaram uma redução de 70% dos salários e direitos de imagem dos atletas e estabeleceram novos contratos. Com isso, os vínculos firmados com os 28 jogadores que compõem o elenco, que se encerrariam no próximo dia 05 de abril, se estendem até um posicionamento oficial da Federação Gaúcha de Futebol sobre a continuidade, ou não, do campeonato – esperança alviazul para cumprir com os compromissos firmados. “Isso nos mostra que é possível encontrarmos alternativas viáveis com bom senso e diálogo, mesmo em meio à uma crise que afeta a todos”, ressalta o presidente do clube, Laudir Piccoli.
A aceitação do grupo de jogadores à proposta surpreendeu positivamente a diretoria alviazul, que enaltece a atitude e a utiliza como exemplo. “Por unanimidade, o plantel aceitou a readequação dos contratos. Foi um ato de comprometimento com a torcida alviazul e um modelo de sucesso a ser seguido por outros clubes e por todos os setores da sociedade, pois esse é um exemplo que vem ao encontro do que a situação atual exige”, reforça. “Além do bom resultado obtido dentro de campo até aqui na competição, os atletas demostraram o excelente caráter como cidadãos e profissionais”, complementa.
Uma nova reunião entre os 12 clubes participantes do Gauchão 2020 e a FGF será convocada para decidir se o campeonato terá nova data para continuação, será suspenso por mais um período de tempo ou cancelado. Ainda restam três rodadas pela fase de grupos e as partidas de enfrentamento direto a serem disputadas.
Campanha alviazul no Gauchão 2020
Até a paralização da competição, o Clube Esportivo figura no terceiro lugar no grupo B, com seis pontos, e na quarta colocação da classificação geral, com 14 – alcançando o principal objetivo da temporada: manter-se na elite do futebol gaúcho. Em oito partidas disputadas, foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas – com destaque para o 100% de aproveitamento dentro do Montanha dos Vinhedos. Neste momento, o alviazul estaria classificado para a série D do Campeonato Brasileiro 2021 e com uma das vagas para a Copa do Brasil do próximo ano. Se o Gauchão 2020 continuar, o calendário do Esportivo na fase de grupos ainda prevê os confrontos com o Ypiranga, em Erechim, Internacional, em Bento Gonçalves, e Juventude, em Caxias do Sul.
Foto: Fabiano Mazzotti
Senado da Itália aprova decreto que limita transmissão da cidadania
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL