Degustação, durante live “Taças & Prosa”, reuniu experts em vinhos e espumantes comentando produtos da marca
A qualidade elevada dos vinhos e espumantes elaborados pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, reconhecida pela série de premiações alcançadas no país e também internacionalmente, foi pauta da live temática “Taça & Prosa”, que reuniu especialistas em vinicultura para um bate-papo harmonizado, conduzido pelo enólogo-chefe da Garibaldi, Ricardo Morari. Diego Monti, criador de conteúdo digital sobre experiências no mundo do vinho, Deisi da Costa, a melhor sommelier gaúcha (por três anos consecutivos), e Keli Bergamo, educadora da escola inglesa The Wine School Brasil, degustaram espumantes e vinhos da marca e não economizaram elogios aos rótulos.
Foram quatro os escolhidos para degustação: o vinho Garibaldi VG Marselan, o espumante Garibaldi VG Brut Rosé, o vinho Acordes Chardonnay e o espumante Garibaldi Moscatel – na sequência, confira os comentários feitos pelos convidados.
“Ao longo dos anos, temos buscado evoluir para entregar, ao consumidor, o máximo de qualidade tanto no que está dentro da garrafa quanto na apresentação dos nossos produtos”, explicou enólogo-chefe. “Ainda há pessoas que pensam que vinho tem que ser produzido de forma rústica, artesanal, mas esquecem que este também é um negócio. Não se pode romantizar a produção de vinho, achando que equipamentos modernos não garantem a qualidade do produto. Pelo contrário, melhoram a produtividade e asseguram um resultado extraordinário, o que vem sendo muito bem feito na Cooperativa Garibaldi”, acentuou Keli Bergamo. O resultado desses esforços foi reconhecido de forma unânime. “O espumante da Cooperativa Vinícola Garibaldi é um dos que eu mais recomendo, sempre tenho em casa para degustar e apreciar depois de um dia corrido de trabalho, quando recebo amigos ou em encontros familiares”, revelou Diego Monti, destacando a relação custo-benefício dos produtos.
Para assistir à degustação comentada, acesse o Instagram da Cooperativa Vinícola Garibaldi: https://www.instagram.com/p/Ch8Ru9Ho9_W/
Acordes Chardonnay – análise de Deisi da Costa
“Começando pelo rótulo, muito bem elaborado, é uma obra de arte linda! É um gran reserva que, de acordo com a legislação brasileira, deve ter 12 meses de amadurecimento, sendo seis em barricas de carvalho. Sobre a cor, é um amarelo ouro, límpido, brilhante, um chardonnay muito bem elaborado que de início já se destaca pelo visual. O Acordes da Garibaldi tem um equilíbrio perfeito da fruta com a madeira. Dá percepção, à boca, de frutas tropicais, especialmente as mais maduras, e um pouco adocicadas. Junto, a sensação da baunilha, do coco, em função da madeira, da barrica. Mas quem bebe sente a madeira depois da fruta, e isso é muito interessante. Não é aquele chá de madeira, muito comum. A textura e a cremosidade são elevadas, no paladar, enquanto o teor alcoólico, de 12,5 de álcool, é muito equilibrado. É um vinho de um aroma fantástico que harmoniza com tudo, especialmente carnes vermelhas e, ao final, com uma taça vazia”
Garibaldi VG Brut Rosé – análise de Keli Bergamo
“A apreciação de um bom espumante começa quando ele vai à taça e, neste, é de uma qualidade de perlage incrível, ainda mais sendo um produto jovem. Este é um espumante elaborado pelo método charmat, com um volume de boca mais expressivo e um caráter bem gastronômico. É um produto de altíssima qualidade. A cor é incrível e, ao nariz, exala frutas silvestres. Muito interessante para combinações à mesa. Seguramente pode estar em uma seleção dos melhores espumantes internacionais por ser muito equilibrado. Com elaboração entre o charmat longo e o método tradicional, tem maior complexidade, mais estrutura, sendo um espumante para todos os gostos. Se aplica muito bem para quem está iniciando no mundo dos espumantes, conhecendo os diferentes métodos de elaboração. E é mais um espumante coringa, quando se fala em harmonização, para ser degustado a qualquer hora. A Garibaldi está de parabéns por ter conseguido um espumante com esta qualidade, altíssima”.
Garibaldi VG Marselan – análise de Diego Monti
“Marselan é uma casta de laboratório, misto de Cabernet Sauvignon e Ganache, de muita resistência e potência. E, particularmente este, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, é um vinho fácil e de muitos predicados, capaz de agradar todos os gostos, do iniciante ao iniciado no consumo de vinhos. Ele transparece muita fruta vermelha, tanto ao nariz quanto à boca, com especiarias, tons de café, mentolado. Este Marselan é muito agradável, abraça quem está tomando e, com certeza, harmoniza bem, especialmente com carnes assadas. A Cooperativa Vinícola Garibaldi conseguiu produzir um excelente vinho por um preço muito bom, um produto que vale muito mais do que está na etiqueta da gôndola. Chama a atenção, também, os 13,8 de álcool, porque vinho bom não precisa ser super alcoólico. Este Marselan está no tamanho certo, como a gente diz”.
Espumante Garibaldi Moscatel – apresentação Ricardo Morari
“O espumante Garibaldi Moscatel é resultado de uma filosofia de trabalho que aplicamos na Cooperativa, de estímulo ao produtor porque, como associado, ele é o dono. Por isso a importância de produzir uvas de boa qualidade, com manejo correto e de forma equilibrada. Isso nos proporciona trabalhar com boa matéria-prima e possamos elaborar produtos de excelência. Esse equilíbrio se torna rentável ao associado e nos entrega uma uva com a maturação e o frescor que a gente precisa. Este Moscatel não é um espumante simples, exige tecnologia e muita atenção já que é produzido em grande volume, alguns milhões de garrafas, e nós temos a preocupação de entregar sempre a qualidade mais elevada para o consumidor. O manejo na elaboração nos entrega um espumante feito com uvas Moscato Branco e Moscato Giallo, de coloração clara e aspecto brilhante, além de ótima perlage. Tem aromas e frescor de melão, maçã, flores brancas e toque de mel. Combina muito bem com uma variedade de frutas sobremesas ou aperitivos, canapés, queijos e patês”.
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves