A 40º Expointer apresenta uma atração inédita no Salão do Empreendedor, a ação é dedicada à culinária preparada com os alimentos produzidos no Rio Grande do Sul. É o Espaço de Gastronomia, que, diariamente, estará aberto ao público com oficinas e degustação. A iniciativa é conjunta da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e Embrapa, por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. A feira acontece entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O Salão do Empreendedor fica no Pavilhão Internacional.
A estrutura completa de uma cozinha pedagógica será montada para receber o público interessado em conhecer opções de preparo dos alimentos que englobam os sete itens da cadeia produtiva do Estado: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e derivados e Vitivinicultura. No espaço, serão ministradas oficinas, diariamente às 11h e 15h, por docentes da Faculdade Senac Porto Alegre que ensinarão os visitantes a preparar pratos variados nos turnos da manhã e tarde. O público poderá visitar o local mesmo fora do horário das oficinas, visto que a cozinha pedagógica estará em constante funcionamento e com a presença de profissionais que mostram o pré-preparo dos pratos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, contudo, sujeitas a lotação de 32 lugares por aula.
Um dos atrativos mais curiosos do Espaço de Gastronomia é a Degustação às Cegas. Durante todos os dias, às 18h, os visitantes serão convidados a adivinharem os pratos que serão especialmente preparados com os itens da cadeia produtiva. Para isso, os participantes terão os olhos vendados e descobrirão, com o uso do paladar, os sabores dos produtos locais. A degustação é gratuita e poderão participar 20 pessoas.
Sobre o Salão do Empreendedor
Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e derivados e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Fonte: Sebrae RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor