A versão S-1.1 do eSocial foi implantada no dia 16/01, mas os eventos de Processo Trabalhista só estarão disponíveis para envio a partir de abril
A versão de produção do eSocial foi atualizada para a S-1.1 em 16/01/2023, conforme estava previsto, e trouxe novas obrigações para os empregadores, principalmente quanto às informações de processos e acordos realizados na esfera trabalhista. Contudo, os eventos relativos a esses processos só serão disponibilizados para envio a partir de 1º/04, quando a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) correspondente será substituída pela Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
As informações só serão obrigatórias para os processos e acordos concluídos a partir de 1º de janeiro de 2023, sendo que as empresas terão até o 15º dia do mês subsequente à data do trânsito em julgado, ou da homologação do acordo, para inserir os dados no sistema.
Dentre as informações que deverão ser apresentadas estão o registro das ações trabalhistas, condenações definitivas e acordos celebrados tanto na Justiça do Trabalho quanto nas Comissões de Conciliação Prévia (CCP) e nos Núcleos Intersindicais (Ninter). Os empregadores terão que informar também dados básicos dos reclamantes, tais como o período em que o funcionário trabalhou na empresa, remuneração mensal, pedidos do processo, pedidos que foram condenados, além da base de cálculo do FGTS e da contribuição previdenciária.
A ausência de declaração das informações no eSocial pode acarretar multas administrativas mesmo que as obrigações trabalhistas estejam devidamente quitadas.
O Ministério do Trabalho afirmou que a nova versão beneficiará os empregadores, reduzindo o tempo despendido na declaração das informações de processos judiciais trabalhistas e evitará, por exemplo, que as folhas de pagamento relativas a várias competências sejam reabertas e reprocessadas apenas para incluir diferenças salariais de um trabalhador.
A Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi conta com diversas assessorias para auxiliar empreendedores associados. Entre em contato pelo telefone (54) 3462-2755.
Fonte: Apeme
(KPJ)
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA