O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Bento Gonçalves está convocando agentes culturais e a sociedade civil para um importante encontro de escuta pública. O objetivo é discutir a implementação, no município, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em seu segundo ciclo. O evento, considerado fundamental para a gestão democrática e compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, ocorrerá no dia 9 de junho, segunda-feira, a partir das 18 horas, na Fundação Casa das Artes.
A convocação se baseia em legislações federais recentes, como a Lei nº 14.399/2022, o Decreto nº 11.740/2023 e a Portaria MinC nº 200/2025, que regulamentam a PNAB. O encontro terá como pauta principal a consulta e discussão com a comunidade cultural e demais setores da sociedade civil sobre as ações a serem implementadas, visando a elaboração do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR), que pretende discorrer sobre as metas e atividades a serem desenvolvidas em Bento Gonçalves.
Entre os tópicos a serem abordados, destacam-se a divulgação dos recursos: valores recebidos para a PNAB e sua origem, explicações sobre como os recursos poderão ser utilizados pelo município e as possibilidades de investimento na cultura local. A PNAB visa estimular ações, iniciativas, atividades e projetos culturais por meio de apoio e fomento da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização da cultura em todo o país.
O primeiro ciclo da PNAB está em fase de execução e prevê o investimentos de mais de R$ 860 mil em 32 propostas apresentadas em quatro editais contemplando a Política Nacional Cultura Viva, Fomento de Projetos Culturais de forma geral e também em áreas periféricas, e ainda premiação.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Homem morre após sofrer descarga elétrica no bairro Borgo, em Bento
Recesso escolar inicia no dia 21 de julho
Prefeitura realiza homenagem aos destaques da OBMEP