Desde a reabertura das escolas, no dia 03 de fevereiro, as equipes diretivas estão com o olhar voltado à preparação dos espaços das escolas para receber os professores e alunos de forma segura. Toda essa preocupação se justifica, uma vez que aproximadamente 80% dos pais optaram pelo retorno às aulas de forma presencial.
A abertura oficial do ano letivo está agendada para o dia 19 de fevereiro, às 8h30min, e acontecerá de forma on line, na página do Facebook da Prefeitura, reunindo os profissionais da Educação. O momento será conduzido pelo Mestre em Educação Gustavo Balbinot, que abordará questões voltadas à Educação da Sensibilidade.
O retorno dos alunos está marcado para o dia 22 de fevereiro, e acontecerá de forma híbrida, ou seja, os alunos serão divididos em dois grupos: semana A e semana B. Assim, no momento em que os alunos da semana A estão com aulas presenciais, os alunos da semana B permanecem com Ensino Remoto, e vice-versa.
As escolas terão o horário das aulas organizado seguinte forma: manhã – 7h30 às 10h30; e tarde – 13h30 às 16h30, possibilitando assim, que o professor possa estar disponível durante essa hora na escola para auxiliar os alunos estarão com aula remota.
Ainda, ressalta-se que o retorno das aulas presenciais atende aos protocolos do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) e às Legislações Federal, Estadual e Municipal, sendo que o que estava previsto nos protocolos de retorno para 2020, basicamente permanece para o retorno em 2021.
Buscando auxiliar as escolas neste retorno às aulas, a Secretaria de Educação está realizando a entrega de materiais de proteção individual, de higiene e de limpeza. Até o final de fevereiro, serão distribuídos 1.260 face shields, 1.500 pares de luvas, 1000 litros de água sanitária, 1.500 litros de sabonete líquido, 92 tapetes sanitizantes e 69 termômetros para aferição da temperatura corporal.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Dia Livre de Impostos mobiliza cidades gaúchas
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações