O cuidado com o bem público, principalmente da estrutura física escolar, é um dos objetivos norteadores da Secretaria de Educação (SMED) de Bento Gonçalves junto à rede pública de ensino. Além de oferecer um atendimento e acolhimento de qualidade aos alunos, famílias, professores, equipes escolares. Esse movimento é contínuo e diversos educandários já receberam melhorias em suas estruturas físicas, atendendo as demandas necessárias para otimizar os atendimentos e, até mesmo, auxiliando na execução do planejamento pedagógico e da aprendizagem, promovendo segurança social e bem-estar.
Nesta segunda-feira (21), a secretária de Educação, Andreza Ana Peruzzo, esteve vistoriando duas escolas que estão com obras em andamento, conversando com as equipes técnicas e diretoras. A primeira foi a EMI Arco-Irís da Alegria, localizada no bairro Vila Nova II, tendo quinze anos de atuação. Sua primeira intervenção ocorreu em 2020, quando foram substituídas as esquadrias, como janelas e portas. Agora, está recebendo a ampliação de 172,60 m², com a execução de duas salas de aulas e rampa de acesso. Atualmente, atende 150 crianças de zero a quatro anos; com a obra, ampliará o atendimento em mais 40 alunos da Primeira Infância.
A diretora Simone Cátia da Silva destaca sobre a necessidade das obras para atender a demanda do bairro e a sua contribuição para o desenvolvimento do educandário. “As famílias têm uma expectativa muito grande, de maneira geral, elas destacam e reconhecem a importância da ampliação da escola para a comunidade. Assim como o aumento no número de vagas, uma demanda que cresce a cada dia no bairro. A obra de ampliação contribui significativamente no desenvolvimento da Escola e do Bairro, a melhoria na infraestrutura, bem como o aumento do espaço físico, garante conforto e segurança para as crianças, famílias e profissionais da escola. O que reflete positivamente na qualidade do ensino e nas experiências educativas oferecidas”, destaca Cátia.
A segunda visita ocorreu nas obras da EMEF São Valentim, municipalizada no ano de 2021, onde está recebendo a reforma de coberturas, forros, da rede elétrica e do escoamento pluvial.
A diretora Marilei Anderle expressa a necessidade das melhorias; o espaço já é considerado um patrimônio histórico de Tuiuty, construído pelo Exército Brasileiro durante a implementação da Via Férrea. “O nosso equipamento escolar é muito bom, mas de tempos em tempos são necessários reparos para aperfeiçoar, para sanar os riscos de infiltrações e goteiras. Dessa forma, contribui para a preservação de nosso patrimônio histórico que marca a história da Educação em nosso interior. Nossa escola cresceu muito desde que foi municipalizada e estamos muito contentes de aprimorar sua estrutura física”.
A secretária salienta sobre a importância dos serviços de melhorias. “As atuais obras vão ao encontro das necessidades de cada educandário. É um olhar macro, necessário para promover a aprendizagem significativa num ambiente com estrutura adequada para o acolhimento da comunidade escolar e o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. A EMI Arco-Irís da Alegria e a EMEF São Valentim são referências em suas comunidades e a SMED está cuidando para bem acolher”, pontua Andreza.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Estudantes concluem formação como miniempresários
Vale do Taquari tem mais de 1,2 mil microempreendedores aptos a inscrição no programa MEI RS Calamidades 2
Degustação reforça qualidade dos Merlots com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos