O teatro revisita a história da imigração italiana no sul do Brasil e, especialmente, em Bento Gonçalves, estabelecendo conexões com o tempo presente e favorecendo a compreensão do complexo processo de constituição identitária individual e coletiva.
O enredo focaliza o encontro de cinco estudantes que embarcam em uma divertida viagem no tempo, em busca da história dos seus antepassados. O mote é a celebração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil e o processo de miscigenação que teve como resultado a nossa identidade como brasileiros.
Os estudantes e professores de Jardim B ao terceiro ano prestigiaram a apresentação e puderam interagir a partir dos encontros entre personagens e das canções. A encenação proporcionou sensibilidade e o humor, favorecendo o deleite e a identificação dos interlocutores. Ao longo dos meses de março e abril, outras escolas serão contempladas com o espetáculo.
A proposta converge para as ações do projeto “Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves”, desenvolvido pela SMED, que busca promover ações e vivências voltadas ao conhecimento e à valorização do nosso município, em seus aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais, oportunizando ao aluno a possibilidade de dar sentido à sua circunstância espaço-temporal, de encantar-se com o lugar onde vive e de sentir-se seu coautor.
O espetáculo é uma realização da Secretaria da Cultura do RS, com patrocínio de Miolo Wine Group Vitivinicultura S/A, Cooperativa Santa Clara LTDA, Cooperativa Vinícola Aurora LTDA, Paese Comércio de Ferragens LTDA E curadoria do Teatro Luz & Cena. A promoção é do CIC – Centro da Indústria e Comércio e Serviços de Bento Gonçalves e Projeto Le Nostre Origini – Conhecendo e valorizando a nossa história.
Cronograma de apresentações:
15/03
15h30 – EMEF Tancredo Neves
16/03
15h30 – EMEF Professora Maria Borges Frota
17/03
15h30 – EMEM Alfredo Aveline
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
(RM)
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas