Evento ocorre no dia 28 de setembro no bairro São Roque e tem como objetivo formar uma consciência ecológica com ações sustentáveis
Em maio as Escolas Infantis Municipais Mamãe Coruja, Bom Pastor e Doce Infância realizaram a ação “Dia D de Descarte” que ocorreu na Praça do São Roque. Na ocasião, foram distribuídos materiais de divulgação do evento sobre como descartar corretamente os resíduos, cartazes com a palavra “Reutilizar” e entrega de frases de conscientização, além de ter tido um ponto de recebimento de materiais.
E no dia 28 de setembro, às 14h, as três EMIs vão realizar mais uma ação de conscientização em prol do meio ambiente. “Mãos que fazem a diferença” vai proporcionar um mutirão pelo bairro São Roque com aproximadamente 116 crianças. O ponto de concentração será na frente da Igreja São Roque. “Mãos que fazem a diferença” faz parte dos projetos norteadores dos educandários.
Os alunos terão a incumbência de percorrer as ruas do bairro, visualizar e recolher os lixos espalhados no local e após fazer o descarte correto. Dessa forma, vão ser evidenciados noções e compreensões sobre como o consumo de diferentes materiais e bens tem como consequência a produção excessiva de lixo e quando não é realizado o descarte correto, acaba-se poluindo o meio ambiente.
A diretora Eridiane Aparecida, da Mamãe Coruja, destaca que “será mais uma ação de conscientização que está contemplada no projeto norteador da escola cujo título é ‘Construindo o nosso Futuro’. Por meio dessa ação, buscamos formar um movimento pedagógico, onde o objetivo é formar uma consciência ecológica e que nossas ações sustentáveis são fundamentais para a manutenção e conservação do planeta. A proposta deve fazer sentido para as nossas crianças, que por sua vez devem compreender que suas ações são essenciais para preservar a saúde do planeta.”.
O diretor Patric Bernardi da EMI Doce Infância salienta que a ação possibilita a conscientização da sustentabilidade. “É por meio do exemplo e ações como esta que formamos cidadãos conscientes de suas atitudes. O Mutirão tem como objetivo mobilizar pais, alunos, funcionários e comunidade, visando o descarte, a separação correta e a reutilização de resíduos, levando em conta a sustentabilidade e o bem-estar da população. A união das três escolas mostra o engajamento dos bairros na busca de uma cidade mais limpa e consciente de seu papel social”.
A diretora da EMI Bom Pastor, Lina Ana Zeni, ressalta que a ação tem um viés pedagógico. “É mostrar às crianças e famílias que farão parte deste momento, o quanto o lixo descartado de forma incorreta pode acarretar muitos problemas para o meio ambiente, como a poluição das águas, entupimento dos bueiros, contaminação do solo, entre outros. Trata-se de uma aula prática e uma vivência que certamente será transformadora, principalmente para as crianças, que são as sementinhas do amanhã”.
“Mãos que fazem a diferença” conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e de Meio Ambiente e do Pelotão Curumim.
Em caso de más condições climáticas, o evento será transferido e uma nova data será anunciada.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor