Escolas de Ensino Infantil retornam às aulas em Bento

Girassóis no lugar da fita zebrada de isolamento, desenhos de frutas e verduras nas mesas, indicando o local permitido para sentar, verificação de temperatura e higienização das mãos em um cenário animado com balões. O retorno às aulas, com todos os protocolos de prevenção à Covid-19, pode ser animado. E assim, o retorno foi realizado nesta segunda-feira (08), na EMI Paulo Freire.

O prefeito Diogo Siqueira, a primeira dama, Claúdia Remus e a secretária de Educação, Adriane Zorzi estiveram conferindo a retomada das atividades.

No local, cerca de 70 crianças retornam as aulas seguindo todos protocolocos de sanitização, e os decretos de atendimento em vigência, de acordo com o Governo do Estado. O horário é reduzido e com 50% da capacidade máxima da sala de aula. “Tivemos uma adesão das famílias, e estamos focando no acolhimento das crianças e dos pais. Nos divertindo com eles, por isso tiramos as fitas zebradas, e substituímos por girassóis, aqui não tem proíbições, mas o que é permitido fazer. Assim, eles se adaptam ao distânciamento, e todas as regras”, destaca a diretora, Ediana Cimadon.

Durante a semana cerca de 2800 crianças devem retornar as aulas, nas 21 escolas Infantis do Município. O Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) segue com verificação dos protocolos de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições. “As escolas já tem o plano de contingência aprovado, e o Coe-E está passando em todas as escolas para ver se os regramentos estão sendo aplicados. Há um decreto estadual, que deve ser respeitado e nós estaremos cuidando de todos os pontos. Já temos a experiência do ano passado, que foi positiva”, ressalta a representante do Coe-E, Luciane Sberse.

Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de ocupação de 50% em sala de aula, sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de positivado. O uso de máscara não é obrigatório para crianças até 06 anos, com higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.

“O retorno das escolas está tranquilo, com adesão dos pais. Todas nossas escolas estão preparadas, com funcionários prontos para receber essas crianças com toda segurança necessária. Esse retorno acontece gradualmente durante toda semana”, concluí a secretária, Adriane Zorzi.

 Confira https://anchor.fm/emanuele-nicola/episodes/Retorno-s-aulas-da-Educao-Infantil-eq46id

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

error: Conteúdo Protegido