Na última semana, as duas escolas de Tempo Integral de Carlos Barbosa, Governador Leonel de Moura Brizola, do bairro Navegantes, e Santa Luzia, da comunidade de Santa Luiza, receberam alguns integrantes da aldeia indígena Kaingang Goj Kusug, acompanhados por Carlos Alberto da Rosa Maciel, extensionista rural da Emater do município de Capela de Santana, a principal entidade de apoio de extensão rural e articulação entre escolas, município e Governo do Estado para esse assunto. Eles estiveram dividindo conhecimento com os alunos sobre seus costumes apresentados em uma conversa.
A palestra foi sobre sua rotina cotidiana, valorização da cultura, língua falada, trabalho, artesanato, estilo de vida, perfil familiar, religião, organização e regras da comunidade. Os alunos e professores interagiram o tempo todo com vários questionamentos e ainda puderam ver de perto vários artigos de artesanato confeccionado pelos indígenas, o que chamou muito a atenção dos alunos.
Os índios da aldeia Kaingang Goj Kusug são oriundos da região da cidade de Tenente Portela, onde existe uma das maiores aldeias do estado. Seus antepassados percorreram um longo caminho para formar nova aldeia, passando pelo vale do Taquari, por Montenegro, até chegar no município de Capela de Santana, onde atualmente vivem cerca de 24 famílias, com mais de 100 integrantes.
Por Assessoria de Imprensa / Secretaria da Educação
Fotos: Secretaria da Educação
KPJ
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor