Escolas de Bento ainda sentem insegurança com a volta às aulas

A liberação para retorno às aulas por parte do Governo do Estado ainda deixa muitas dúvidas no retorno às aulas em escolas de Bento Gonçalves, principalmente pelo fato de que a bandeira vermelha, num primeiro momento, tem a vigência de apenas 10 dias.

A rede municipal de ensino já apresentou seu calendário de retorno, assim como também a estadual. As indefinições pairam sobre as escolas da rede particular e ensino superior.

Nesta quarta-feira, 28, o prefeito Diogo Siqueira, a secretária de Educação, Adriane Zorzi, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto apresentaram o cronograma para volta às aulas.

Na rede municipal, nesta quinta, 29, retorna a Educação Infantil. Já na segunda, 3, o Ensino Fundamental e Médio. Já na rede estadual, o retorno será gradativo a partir da segunda, 3. Nesta data voltam as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 5 voltam 3º, 4º e 5º. No dia 10 voltam os alunos do 6º ao 9º ano e, no dia 12, Ensino Médio e Técnico.

Rede particular

Colégio Scalabriniano Medianeira:
28/04 – Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
29/04 – 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e contraturno
03/05 – 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental
04/05 – Ensino Médio

Colégio Marista Aparecida:
28/04 – Educação Infantil, 1º anos 112, 113 e 114 e 2º anos do Ensino Fundamental
29/04 – 1º ano 111
03/05 – demais turmas do Ensino Fundamental e Médio

Colégio Sagrado:
29/04 – Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
03/05 – Demais turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Colégio Cenecista:
03/05 – Educação Infantil ao Ensino Médio e contraturno

Ensino Superior

UCS Bento: Aguarda definições da Reitoria de Caxias do Sul

UNICNEC: Ainda não há definições a respeito do retorno às aulas presenciais

Conforme Decreto do Governo do Estado, o retorno dos alunos não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto. Em hipótese alguma os pais deverão levar os filhos para a escola com febre ou sintomas gripais.

As escolas deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, uso de materiais individuais e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Além da volta às aulas nas escolas regulares, estão permitidas aulas de cursos profissionalizantes, idiomas, artes, cultura e música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares. Os outros setores seguem com os protocolos já estabelecidos na bandeira vermelha.

 

Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Foto: Reprodução

error: Conteúdo Protegido