Escolas da rede pública de ensino de Bento Gonçalves são agraciadas em premiação no Alfabetiza Tchê

Na última quarta-feira (02), ocorreu no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, a premiação do Alfabetiza Tchê, programa da Secretaria Estadual de Educação que objetiva o fortalecimento da aprendizagem da leitura e escrita de alunos, tendo como a principal meta assegurar que todos os estudantes da Rede Pública estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.  Escolas da rede pública de ensino de Bento Gonçalves foram agraciadas, são elas: EMEFs Agostino Brun e Vânia Medeiros Mincarone; e Fenavinho, na Categoria Apoiada. As escolas EMEFs Vânia e Agostino classificaram-se entre as 200 melhores escolas no estado, entre as mais de 7.000 escolas públicas participantes.

A classificação das escolas premiadas se baseia nos dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS-2023) e no cálculo do Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). A fórmula é calculada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e considera como critérios os resultados de proficiência do Saers no 2⁰ ano do Ensino Fundamental.

As diretoras das escolas receberam o prêmio pelo bom desempenho nos índices de alfabetização pelas mãos do governador Eduardo Leite. Da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, Tânia Marin da Cunha, expressa sobre o compromisso de promover a alfabetização na idade certa e sobre a representatividade da condecoração. “O prêmio Alfabetiza Tchê reconhece o esforço e a dedicação de nossos alunos, professores e de toda a comunidade escolar, que acredita na importância de uma educação de qualidade. Ver nossos estudantes avançando na leitura e na escrita, com autonomia e entusiasmo, é a maior recompensa que podemos ter. Em nosso Plano de Direção, em 2020 e ratificado em 2023, temos como um dos objetivos aumentar o índice de aprendizagem da Escola Vânia. Então, posso afirmar que cumprimos com esse objetivo”.

A diretora da EMEF Agostino Brun, Érica Lodi Soledade, destaca o trabalho pedagógico realizado e projeta a aplicação dos recursos recebidos. “O Prêmio Alfabetiza Tchê representa para a nossa escola, o fortalecimento de um trabalho que vem sendo realizado por muitas mãos há anos, com os alunos e com as famílias através do Projeto Lado a Lado, pela equipe diretiva e professores, que estão sempre comprometidos com todos os alunos, sempre fruindo um olhar especial para os alunos estrangeiros e público alvo da educação especial que hoje representam 11 % dos alunos da escola. Recebemos 40 mil Reais, que será aplicado 30 % do valor em capital e 70 % para investimento nas melhorias dos resultados da aprendizagem dos alunos, através de ações e materiais pedagógicos”.

A Secretária de Educação, Andreza Ana Peruzzo, salienta que “a implantação de sistemas que auxiliam no acompanhamento dos avanços na aprendizagem dos alunos, principalmente na alfabetização, norteiam as ações pedagógicas para a melhoria do processo ensino e aprendizagem”.

Mapa de alfabetização

O município de Bento Gonçalves conta com um mapa de alfabetização, aplicado do 1º ao 5º ano, realizando o acompanhamento contínuo do desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Esse acompanhamento segue as diretrizes previstas para os anos iniciais do ensino fundamental, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através dessa ferramenta, busca-se garantir que os alunos adquiram as habilidades essenciais para sua formação, promovendo um aprendizado mais eficaz e alinhado aos objetivos educacionais nacionais. Também neste ano foi instituído o mapa de aprendizagem, que abrange do 6⁰ ao 9⁰ ano, e visa acompanhar o desenvolvimento das habilidades previstas nessas turmas de acordo com a BNCC. Outro fator de grande importância é a formação continuada dos professores.

O Alfabetiza Tchê é um Programa que acontece em regime de colaboração, por isso, trabalhamos não somente com as escolas municipais, mas em diálogo também com o estado e demais municípios da região. Thaís Regina Prates, assessora pedagógica da SMED, atua como Articuladora Regional do Programa representando a UNDIME e presta esse apoio a 25 municípios. Além dela, nossa cidade conta com a Articuladora Municipal, Lívia Berro Mezacasa, também assessora pedagógica da SMED. Tais papéis são fundamentais para o andamento das ações de formação e avaliação, garantindo a participação dos docentes e estudantes e os bons resultados apresentados pelas escolas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido