Na EMEF Noely Clemente de Rossi, o trabalho com o gênero textual Memórias Literárias está a todo vapor! Com a condução da Professora Rosane Ferronato, as turmas de 6º ano (61 e 62) e de 7º ano (71 e 72), estão desenvolvendo oficinas de leitura, análise e reflexão textual e exercícios de escrita, com vistas à compreensão do gênero e à alimentação temática, para subsidiar a produção de um texto de Memórias Literárias.
Ao longo desse trabalho, os alunos foram presenteados com fala da ex-professora e ex-diretora da Escola, autora do livro “Memórias do Noely – 30 Anos Fazendo História”, Maria da Glória Trivelin Pegoraro, que sensibilizou a todos com suas lembranças e experiências, engajando-os ainda mais na proposta. O trabalho está sendo desenvolvido no contexto da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de escrita do qual participam estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. Em sua sétima edição, a iniciativa busca reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. As inscrições e adesões foram encerradas em 20 de maio.
Esse concurso está organizado em categorias diferentes. Todas elas abordam o mesmo tema: “O lugar onde vivo”. São elas: Poemas (5º ano do EF), Memórias literárias (6º e 7º anos do EF), Crônicas (8º e 9º anos do EF), Documentário (1º e 2º anos do EM) e Artigo de opinião (3º ano do EM).
Primeiramente, é realizado todo um trabalho de leituras e análises de textos do gênero a ser escrito pelos estudantes, até chegar à produção final de um texto individual desse gênero. Em todas as edições anteriores, um texto era selecionado por escola e enviado às outras etapas de seleção: municipal, estadual e federal – até a seleção dos textos finalistas e sua premiação em um estado brasileiro. Alunos de Bento Gonçalves já viajaram, por mais de uma vez, para receberem premiações.
Este ano, devido ao cenário da pandemia, o concurso será diferente: será avaliado o processo de escrita de uma turma, com base na seleção de textos e outros materiais reunidos pelo professor em um Relato de Prática dessa turma. A Olimpíada de Língua Portuguesa proporciona um amplo trabalho com produções de textos e muitas aprendizagens.
Em 2021, três escolas municipais participam da Olimpíada. A Comissão escolar para a seleção do relato que representará a escola acontecerá entre os dias 06 e 16 de agosto . Até o final de agosto, na Comissão Municipal, serão escolhidos os trabalhos que representarão o município nas próximas etapas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Agência Brasil
(RM)
IDENTIFICADO HOMEM MORTO A TIROS NO VILA NOVA II, EM BENTO GONÇALVES
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China